Topo

Defensor de armas 3D é preso em Taiwan acusado de estuprar menor de idade

BBC
Imagem: BBC

Helton Simões Gomes

Do UOL, em São Paulo

21/09/2018 13h47

Cody Wilson ficou famoso por defender a liberação de instruções que permitem a qualquer um fabricar armas em casa com impressoras 3D. O movimento desencadeou uma onda de ações judiciais para que ele não distribuísse esses moldes e até envolveu o governo dos Estados Unidos. Agora, ele se envolveu em outra polêmica: foi preso em Taiwan sob a acusação de abusar de uma menor de idade no estado norte-americano do Texas.

Segundo o jornal local “Taiwan News”, Wilson foi detido no hotel onde estava hospedado na manhã desta sexta-feira (21). Ele foi acusado nesta semana de abuso sexual pelo Departamento de Polícia de Austin, capital do Texas. Segundo a denúncia, Wilson, de 30 anos, pagou US$ 500 para fazer sexo com uma adolescente de 16 anos. No Texas, qualquer relação sexual que um adulto mantenha com qualquer pessoa menor de 17 anos, ainda que consensual, é considerada estupro.

VEJA TAMBÉM:

Segundo a polícia, Wilson teria conhecido a garota pelo site “SugarDaddyMeet.com”, em que mulheres se colocam à disposição de homens com dinheiro para bancá-las.

Após ser preso, ele teve seu passaporte cancelado pelo Instituto Americano em Taiwan e deve ser deportado para os EUA nos próximos dias.

“Como [Wilson] perdeu um documento de viagem válido, ele não tem mais status legal para ficar em Taiwan. A Agência Nacional de Imigração está agora pedindo que o Instituto Americano em Taiwan conceda um documento de viagem válido para que o Sr. Wilson possa ser deportado para os EUA”, informou o instituto em nota.

Wilson é o centro de uma batalha legal nos EUA. Tudo começou em 2013, quando ele publicou na internet modelos para que armas possam ser fabricadas com impressoras 3D. Ele acredita que possuir uma arma de fogo é um direito constitucional de todo norte-americano. Por isso, abriu a Defense Distributed, uma companhia para distribuir esses moldes.

Depois de ter seus modelos removidos da internet pelo Departamento de Estado, ele processou o governo dos EUA em 2015. Em junho deste ano, o Departamento de Justiça da gestão Donald Trump agiu de forma controversa em relação ao caso. Primeiro, classificou a iniciativa de distribuir instruções para fazer armas 3D como uma ameaça à segurança nacional; depois, fechou um acordo com Wilson e liberou a Defense Distributed para fazer a distribuição. Diversos órgãos estaduais foram à Justiça, e um tribunal federal norte-americano bloqueou a liberação em agosto.