Topo

Pessoas estão simulando a própria morte no Instagram pra ganhar seguidores

Ahmed Simrin, 15 anos, ganhou 3 mil seguidores com a tendência - Reprodução/Instagram
Ahmed Simrin, 15 anos, ganhou 3 mil seguidores com a tendência Imagem: Reprodução/Instagram

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

21/09/2018 11h29Atualizada em 21/09/2018 11h32

O Instagram é um celeiro de modinhas. Lá você já pôde virar clone de celebridadeusar olhos de plástico para dar ''vida'' a objetos, relaxar raspando sabão, ficar parado como um manequim e correr o risco de ser atropelado ao som de Drake. Agora a moda sem noção da vez é bem mórbida: fingir-se de morto.

Uma reportagem do "Engadget" diz que jovens estão usando a rede de fotos para entrar nos comentários de contas bombadas e solicitar às pessoas que comentem algo como "RIP" (descanse em paz, em inglês) no seu post mais recente, como se sugerissem que o jovem acabara de morrer.

O objetivo da "brincadeira" é fazer seu perfil "bombar", pois o aumento de comentários e curtidas com o "luto" faz o perfil aparecer melhor no algoritmo do Instagram, além de aumentar seguidores.

O "Engadget" contou o caso de Ahmed Simrin, 15 anos, que ganhou 3 mil seguidores, 22 mil comentários e 4 mil curtidas por causa da tática. Contas de outros jovens como "benittoferretto" e "riccardomancaa" fizeram o mesmo.

Para convencer as pessoas, Simrin disse que estava em um relacionamento ruim com a namorada e se mudou de casa com a família, mas isso não era verdade.

Mas segundo a reportagem, muitas das respostas a esses comentários são "pare" ou "essa m... está ficando piegas", o que indica que as pessoas estão vendo isso com frequência no Instagram.

"A ideia surgiu na minha cabeça", disse Simrin, acrescentando que não sabia que mais pessoas estão fazendo o truque. "Eu decidi começar a fazer para dar uma chance de fazer algo novo com o qual posso me entreter" Simrin disse. "As pessoas ficam famosas por fazer qualquer coisa hoje em dia."

Após a viralização, o Instagram chegou a remover uma das fotos dele, por supostamente violar suas Diretrizes da Comunidade "sobre violência ou ameaça de violência". Mas como a imagem é apenas do rapaz posando normalmente, o Instagram recuperou a imagem.