Topo

Veja se o WhatsApp vai continuar funcionando no seu celular

WhatsApp deixa de funcionar em celulares mais antigos - Getty Images
WhatsApp deixa de funcionar em celulares mais antigos Imagem: Getty Images

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

21/09/2018 13h10

O WhatsApp é o queridinho dos brasileiros, mas infelizmente ele não funciona bem em todos os celulares que funcionam por aí.

A cada final de ano a empresa atualiza a linha de sistemas operacionais que deixarão de ter suporte ao serviço de mensagens e suas respectivas atualizações. 

Logo, quem tem celulares nessas linhas até pode conseguir enviar e receber mensagens, mas alguns recursos podem deixar de funcionar e aí não tem jeito. O argumento do WhatsApp é que trata-se de uma questão de desenvolvimento.

Veja também

Por conta disso, é importante saber se o celular está nessa lista de "bloqueio".

Quem ainda usa o iPhone 4, por exemplo, só vai conseguir usar o WhatsApp tranquilamente até o dia 1º de fevereiro de 2020, já que ele roda a versão iOS 7. O modelo 4 foi aposentado pela Apple em 2014, pouco tempo antes do lançamento do iPhone 6 e do iPhone Plus.

Segundo o WhatsApp, o processo de desligamento do suporte já começou e quem está usando a versão iOS 7.1.2 já não consegue criar novas contas ou verificar contas já existentes.

Os celulares que rodam iOS 6 (liberado junto com o iPhone 5) ou versões anteriores já perderam o suporte há algum tempo. Logo, você pode notar algum comportamento estranho no aplicativo neste caso.

E, uma boa notícia para as pessoas que possuem o iPhone 5S (lançado em 2013) é que, apesar de antiguinho, a Apple liberou o iOS 12 para ele. Então, se é o seu caso, você não terá problemas com o seu WhatsApp.

Em resumo, apenas os iPhones que rodarem a partir do iOS 8 (liberado em 2014) é que continuarão usando o aplicativo sem dores de cabeça.

Quanto ao Android, o WhatsApp continua funcionando em celulares que tenham os Android Gingerbread (versão 2.3.3) ou superior instalado.

A versão 2.3.7 deixará de funcionar no dia 1º de fevereiro de 2020 também. As mais antigas como Android 2.1, 2.2 já não têm suporte desde 2016.

A recomendação por enquanto é que os usuários passem a usar aparelhos com o Android a partir da versão 4.0 (Ice Cream Sandwich).

Como saber qual é a versão do meu sistema operacional?

No iPhone, você precisa entrar nos “Ajustes” e selecionar a opção “Geral”. Lá dentro, as informações sobre a versão do sistema vão aparecer.

No Android, você precisa ir nas Configurações” do aparelho e selecionar a opção “Sobre o dispositivo.

O item “Versão do Android” ou “Informações sobre o software” vai aparecer. É só clicar e conferir o número que aparece. 

$escape.getH()uolbr_geraModulos(‘embed-infografico’,‘/2018/tag-page-whatsapp-1527257908908.vm’)