Topo

No flagra! Passageiro poderá denunciar motorista com foto diferente na 99

Passageiro poderá ficar de olho em motorista e fazer denúncias na plataforma - Divulgação
Passageiro poderá ficar de olho em motorista e fazer denúncias na plataforma Imagem: Divulgação

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

25/09/2018 06h00

Uma nova ferramenta de segurança da 99, aplicativo de transporte por carro privado que agora pertence à chinesa DiDi, dará ao passageiro mais poder para flagrar motoristas que estejam agindo irregularmente no aplicativo. A partir de agora, o usuário poderá dizer ao app se o motorista com quem fez uma viagem condiz com a foto mostrada no aplicativo.

A novidade envolvendo o passageiro ocorrerá em duas etapas. Primeiro, antes da corrida, será enviada uma mensagem reforçando para que o usuário confira se as informações no app batem com quem está atendendo a chamada.

Veja também:

O verdadeiro ato como "fiscal" do app ocorrerá depois da viagem, quando os passageiros poderão dizer se a foto do condutor está atualizada e bate com a pessoa que realizou o transporte.

Alguns podem achar que isso pode ser uma ?terceirização? de responsabilidade da 99, mas o recurso lembra mais o senso de comunidade feito pelo Waze, que incentiva participações de usuários.

Além dessa medida que envolve o passageiro, a 99 também vai pedir aos motoristas que tirem três fotos de identificação: uma do licenciamento do carro, uma da carteira de habilitação e uma selfie com o documento de habilitação.

Segundo a 99, as medidas são mais uma estratégia na busca de deixar a plataforma mais segura. A principal meta é evitar que motoristas burlem o cadastro e usem o app para práticas ilícitas. A companhia ainda aponta que, além das análises de documentos já adotadas pela plataforma, outras camadas de checagem serão adicionadas.

A 99 afirma que também já faz uma análise de perfil dos motoristas e verifica o histórico público dos condutores a partir de documentos como CPF, CNH e licenciamento.

 

Vou de app! Na briga com o Uber, os táxis não morreram

Confira o especial