Topo

Cansou de boatos? Aprenda a denunciar perfis falsos no WhatsApp e Facebook

Você também pode denunciar publicações que são falsas - Getty Images
Você também pode denunciar publicações que são falsas Imagem: Getty Images

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

28/09/2018 04h00

Já ficou mais do que chato. Se você nunca se deparou com uma notícia falsa na internet, você merece um prêmio. E em ano eleitoral a coisa fica ainda pior: as redes sociais, como Facebook e WhatsApp, são inundadas por boatos. As empresas até fizeram mudanças para tentar impedir a desinformação, mas saiba que você também pode ajudar.

Além de tomar alguns cuidados que ajudam a identificar se um conteúdo é verdadeiro ou não, podemos denunciar as mensagens com conteúdos enganosos e o perfil que está compartilhando aquilo.

No Facebook

A forma mais comum para disseminar conteúdos mentirosos no Facebook é com a ajuda de contas e páginas falsas. Alguém vai lá, cria um perfil e começa a disparar. Até robôs já são usados para conseguir atingir várias pessoas ao mesmo tempo.

Sendo assim, quando você receber uma mensagem estranha, você pode avisar o Facebook sobre a sua desconfiança — o mesmo vale para conteúdos que contenham nudez, violência, assédio, suicídio, spam, vendas não autorizadas e discurso de ódio.

Na própria publicação, selecione os três pontinhos que no canto superior direito. Agora, entre na opção "Dar feedback sobre esta publicação".

1 - Aprenda a denunciar perfis falsos no Facebook - UOL - UOL
Imagem: UOL

Uma nova tela vai surgir com orientações para a denúncia. Escolha a opção "notícia falsa" e clique em "enviar".

Feito isso, a sua desconfiança vai para análise do Facebook.

2 Aprenda a denunciar perfis falsos no Facebook - UOL - UOL
Imagem: UOL

Em seguida, você pode escolher se quer bloquear a página/perfil que compartilhou o conteúdo falso ou apenas ocultar.

3 - Aprenda a denunciar perfis falsos no Facebook - UOL - UOL
Imagem: UOL

A rede social não vai remover a informação, mas vai reduzir a sua distribuição. Com isso, consequentemente ela vai atingir bem menos pessoas. O que já é melhor que nada —a empresa alega que é um grande desafio identificar se uma notícia é falsa, sátira ou exposição de uma opinião.

Outra prática do Facebook é bloquear incentivos financeiros a páginas que propagam informações falsas.

É possível também denunciar o perfil/página de modo geral. É praticamente o mesmo processo: entre na opção "Dar feedback sobre este perfil" e escolha uma das opções: fingindo ser outra pessoa, conta falsa, nome falso ou publicação de conteúdo inadequado. Depois de selecionar e confirmar, é só seguir as novas orientações e concluir.

5 - Aprenda a denunciar perfis falsos no Facebook - UOL - UOL
Imagem: UOL

6 Aprenda a denunciar perfis falsos no Facebook - UOL - UOL
Imagem: UOL

No WhatsApp

O WhatsApp proíbe perfis falsos. Compartilhar conteúdos obscenos, de ódio, discriminatório, ameaçador também são vetados.

O problema é que as conversas são criptografadas, então a empresa não tem como verificar o teor das mensagens trocadas. De qualquer forma, ela recentemente limitou o número de mensagens que um usuário pode compartilhar com outros, visando diminuir a disseminação de boatos e notícias falsas.

Da nossa parte, que podemos fazer é denunciar qualquer perfil que esteja contribuindo para o problema. Quando alguém que não está na sua lista de contatos tenta conversar com você, o WhatsApp automaticamente dá a opção de denunciar o número ou de adicioná-lo em seu celular.

É possível denunciar alguém ao entrar nas configurações desse número. No item "Dados do contato" é só selecionar "Denunciar Contato" e pronto.

Denunciar contato no WhatsApp - UOL - UOL
Imagem: UOL

Dependendo do caso, o número do usuário pode ser banido.

Só Tilt Salva! Dicas para você aproveitar muito seu celular

Confira nossa página

Especial de tvs:

LED, OLED ou QLED? 4K vale a pena? Entenda todas as tecnologias que estão por trás das TVs

Qual a melhor TV para você?