Cansou de boatos? Aprenda a denunciar perfis falsos no WhatsApp e Facebook

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

  • Getty Images

    Você também pode denunciar publicações que são falsas

    Você também pode denunciar publicações que são falsas

Já ficou mais do que chato. Se você nunca se deparou com uma notícia falsa na internet, você merece um prêmio. E em ano eleitoral a coisa fica ainda pior: as redes sociais, como Facebook e WhatsApp, são inundadas por boatos. As empresas até fizeram mudanças para tentar impedir a desinformação, mas saiba que você também pode ajudar.

Além de tomar alguns cuidados que ajudam a identificar se um conteúdo é verdadeiro ou não, podemos denunciar as mensagens com conteúdos enganosos e o perfil que está compartilhando aquilo.

No Facebook

A forma mais comum para disseminar conteúdos mentirosos no Facebook é com a ajuda de contas e páginas falsas. Alguém vai lá, cria um perfil e começa a disparar. Até robôs já são usados para conseguir atingir várias pessoas ao mesmo tempo.

Sendo assim, quando você receber uma mensagem estranha, você pode avisar o Facebook sobre a sua desconfiança -- o mesmo vale para conteúdos que contenham nudez, violência, assédio, suicídio, spam, vendas não autorizadas e discurso de ódio.

Na própria publicação, selecione os três pontinhos que no canto superior direito. Agora, entre na opção "Dar feedback sobre esta publicação".

UOL

Uma nova tela vai surgir com orientações para a denúncia. Escolha a opção "notícia falsa" e clique em "enviar".

Feito isso, a sua desconfiança vai para análise do Facebook.

UOL

Em seguida, você pode escolher se quer bloquear a página/perfil que compartilhou o conteúdo falso ou apenas ocultar.

UOL

A rede social não vai remover a informação, mas vai reduzir a sua distribuição. Com isso, consequentemente ela vai atingir bem menos pessoas. O que já é melhor que nada --a empresa alega que é um grande desafio identificar se uma notícia é falsa, sátira ou exposição de uma opinião.

Outra prática do Facebook é bloquear incentivos financeiros a páginas que propagam informações falsas.

É possível também denunciar o perfil/página de modo geral. É praticamente o mesmo processo: entre na opção "Dar feedback sobre este perfil" e escolha uma das opções: fingindo ser outra pessoa, conta falsa, nome falso ou publicação de conteúdo inadequado. Depois de selecionar e confirmar, é só seguir as novas orientações e concluir.

UOL

UOL

No WhatsApp

O WhatsApp proíbe perfis falsos. Compartilhar conteúdos obscenos, de ódio, discriminatório, ameaçador também são vetados.

O problema é que as conversas são criptografadas, então a empresa não tem como verificar o teor das mensagens trocadas. De qualquer forma, ela recentemente limitou o número de mensagens que um usuário pode compartilhar com outros, visando diminuir a disseminação de boatos e notícias falsas.

Da nossa parte,  que podemos fazer é denunciar qualquer perfil que esteja contribuindo para o problema. Quando alguém que não está na sua lista de contatos tenta conversar com você, o WhatsApp automaticamente dá a opção de denunciar o número ou de adicioná-lo em seu celular.

É possível denunciar alguém ao entrar nas configurações desse número. No item "Dados do contato" é só selecionar "Denunciar Contato" e pronto.

UOL

Dependendo do caso, o número do usuário pode ser banido

Getty Images

#DicasDeTec: quer aprender mais truques para tirar o melhor proveito do seu celular?

Confira nossa página
 
Especial de tvs:

A sua próxima TV será a...

iStock/Getty

LED, OLED ou QLED? 4K vale a pena? Entenda todas as tecnologias que estão por trás das TVs e qual modelo é o melhor para você

Qual a melhor TV para você?

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos