Topo

Adora a família Kardashian? Buscas no Google podem esconder vírus

Kim Kardashian (esq.) é a celebridade mais "perigosa" no Reino Unido - Reprodução/Instagram
Kim Kardashian (esq.) é a celebridade mais "perigosa" no Reino Unido Imagem: Reprodução/Instagram

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

03/10/2018 10h43

O mundo anda tão difícil que muita gente busca momentos mais leves para aproveitar o tempo. Um deles é acompanhar mais de perto a vida dos famosos que mais gostam em suas rotinas em casa, vida profissional e por aí vai. O problema é que o perigo pode morar bem ao lado.

Um levantamento feito pela empresa de segurança digital McAfee observou que algumas integrantes da família Kardashian são as que lideram a lista de perigos no Google.

No Reino Unido, por exemplo, a empresária e socialite Kim Kardashian é a campeã no quesito resultados de buscas com links maliciosos. Ao clicar nos falsos endereços, o usuário pode instalar vírus, programas espiões que podem resultar no roubo de dados e senhas pessoais.

Veja também

A segunda celebridade mais “perigosa” da internet no Reino Unido é a modelo Naomi Campbell. Seguida por Kourtney Kardashian, Adele e Caroline Flack, segundo informações do jornal britânico Independent.

Gary Davis, especialista em segurança da empresa, reforça que os hackers se aproveitam da curiosidade dos internautas para enganá-los. Por isso, é preciso o alerta. A empresa faz esse levantamento há 12 anos.

Os Estados Unidos também possuem um ranking só deles. De acordo com a McAfee, a atriz Ruby Rose, que ficou famosa por sua atuação no seriado “Orange is the New Black”, é a grande campeã de links maliciosos detectados.

Em 2017, o posto era ocupado pela cantora Avril Lavigne.

Kourtney Kardashian, irmã de Kim Kardashian, aparece na 7ª posição da lista de celebridades mais famosas do ano. 

18.jan.2017 - Ruby Rose, a Stella da série "Orange Is The New Black" chega de laranja para participar do People's Choice Awards. "OITNB" concorre como melhor série de drama - Alberto E. Rodriguez/Getty Images/AFP - Alberto E. Rodriguez/Getty Images/AFP
Ruby Rose interpretou a personagem Stella em "Orange Is The New Black"
Imagem: Alberto E. Rodriguez/Getty Images/AFP

Confira o top 10:

  1. Ruby Rose
  2. Kristin Cavallari
  3. Marion Cotillard
  4. Lynda Carter
  5. Rose Byrne
  6. Debra Messing,
  7. Kourtney Kardashian
  8. Amber Heard
  9. Kelly Ripa
  10. Brad William Henke

Nas demais colocações o clã Kardashian aparece em peso com as seguintes posições:

  • Kim Kardashian - nº 19
  • Rob Kardashian - nº 62
  • Khloe Kardashian - nº 91
  • Kendall Jenner - nº 138
  • Kylie Jenner - nº 152
  • Kris Jenner - nº 158

Infelizmente, a empresa não fez um recorte para o Brasil. De qualquer forma, é bom tomar bastante cuidado ao pesquisar sobre as celebridades listadas. Por serem internacionais, a chance de links estrangeiros maliciosos aparecerem nos resultados de buscas por aqui é bem grande.

Você é o produto: cada passo que você dá na web gera rastros e essas informações são usadas para te vigiar e influenciar o seu comportamento

Entenda
O que fazer para ficar mais seguro?

A empresa McAfee dá algumas dicas para o usuário não cair em armadilhas.

A primeira dica é “Cuidado com o que clica”. É preciso ter cuidado e não sair baixando prévias de séries que você está ansiosamente aguardando.

O segundo passo é manter os sistemas operacionais atualizados, tanto no computador quanto no celular. “A aplicação de atualizações é um passo importante para ajudar a garantir que os dispositivos permaneçam protegidos”, afirma Davis.

Em seguida, instale algum programa de segurança caso você ainda não o tenha feito. Os programas ajudam a identificar e barrar programas maliciosos e outras ameaças.

A última dica do especialista é usar algum programa de controle parental no caso de famílias com crianças. Elas também adoram saber sobre suas celebridades preferidas. Por isso, todo cuidado é pouco.

Está seguro? Veja como ficar mais protegido online

Leia mais