#challengedonordeste: entenda o novo viral de dancinha do Instagram

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/Instagram @tirullipa

    Instagram do humorista Tirullipa deu início ao #challengedonordeste

    Instagram do humorista Tirullipa deu início ao #challengedonordeste

"Gulunle gonlonlonlonlonlon". Se já viu por aí algum vídeo de dança com essa contagiante e suingada melodia, você foi apresentado ao novo meme da vez. Com a hashtag #challengedonordeste, os vídeos trazem pessoas dançando de forma desengonçada, uma pessoa de cada vez.

Tudo começou com uma postagem de 10 de setembro no Instagram do humorista Tirullipa, filho do deputado e também humorista Tiririca.

VEJA TAMBÉM:

Disse ele no vídeo, gravado com alguns amigos: "Quem nunca brincou de 'desconta lá'??? Se essa moda pega viu kkkk num sabe brincar não brinca rsrsrs". E lançou a hashtag #challengedonordeste, dando início ao meme.

"Desconta lá" é uma brincadeira comum no Nordeste. Funciona assim: quando alguém está distraído, chega outra pessoa e dá um tapa ou peteleco na orelha do distraído. O autor da "agressão" grita "desconta lá!" e o agredido precisa passar adiante a "corrente" com outro tapa ou peteleco.

No tal #challengedonordeste, o desafio é fazer este "Desconta lá" enquanto dança a música "Só na Pisadinha". Cada pessoa fica imóvel esperando a sua vez, com o devido tapa, até que todos dançam juntos no final. Quanto pior a dança, mais divertido.

Além de Tirullipa, outros famosos como Simone (da dupla com Simaria), Wesley Safadão e os apresentadores do "Video Show" da Globo já postaram o desafio. No Instagram, a hashtag já traz mais de 14 mil postagens. Outras plataformas, como YouTube e Facebook, já têm esses vídeos também.

#challengedonordeste

Uma publicação compartilhada por Wesley Safadão (@wesleysafadao)

em

Mas claro que os anônimos aderiram, cada um dado seu toque especial. E o próprio Tirullipa está divulgando os melhores.

#desafiodoNordeste no Nordeste \o//// #challengedonordeste #guitarrahumana

Uma publicação compartilhada por Kim RosaCuca (@kimrosacuca)

em

HHAHAHAHAHhahahHhH #challengedonordeste #soueunavida

Uma publicação compartilhada por 4insiders (@4insiders)

em

Mas de onde vem a música? Na verdade vem de outro fenômeno viral: um sujeito chamado Tonho da Lua, de Chã Preta (AL) gravou em 2015 um vídeo em que dedilha guitarra só com a boca. Ele já fez isso em outras oportunidades, mas a canção abaixo é a mais famosa dele.

Depois do sucesso do vídeo original, outros músicos --principalmente de forró-- fizeram suas versões. A que embala o #challengedonordeste é do cantor Gilvan Silva. Mas uma busca no YouTube ou Spotify por "pisadinha" mostra até versões techno do hit.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos