Topo

Chegou adiantado? Usuários reclamam que relógio do celular mudou sozinho

Relógio pulou 1h a mais em vários celulares - Getty Images/iStock
Relógio pulou 1h a mais em vários celulares Imagem: Getty Images/iStock

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

15/10/2018 09h11Atualizada em 16/10/2018 09h29

Muitos brasileiros levaram um grande susto ao acordar na manhã desta segunda-feira (15). O despertador de seus celulares acabou tocando 1h antes do previsto.

Uma falha no ajuste do fuso horário dos smartphones parece ter sido a responsável pela mudança. 

Tela do relógio do iPhone - celular avançou 1h - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Tela exibe o horário 9h23, mas na verdade era 8h23
Imagem: Arquivo Pessoal

Segundo relatos publicados no Twitter, o problema afetou usuários de iPhone e de Android. Muita gente só percebeu que o relógio do celular estava com 1h a mais depois de ter chegado ao trabalho.

Até o momento, a operadora TIM foi a única que confirmou que a sua rede de usuários foi afetada pela falha. 

"A TIM informa que no dia de hoje (15/10) alguns modelos de smartphones tiveram o relógio adiantado erroneamente em uma hora por uma ocorrência de sistema. As ações corretivas já foram tomadas para a normalização do relógio. A TIM lamenta o ocorrido e pede desculpas aos seus clientes pelo inconveniente", explicou por meio de nota, enviada às 12h39. 

As empresas Oi (às 10h33), Claro (às 11h13) e Vivo (17h46) afirmaram que suas redes de operação não foram afetadas pelo problema.

UOL Tecnologia também entrou em contato com a Apple, responsável pelo sistema operacional iOS, e a empresa afirmou que está investigando o que pode ter acontecido. O mesmo foi feito com o Google, responsável pelo Android, e a reportagem aguarda o posicionamento da companhia.

Horário de verão

Em geral, o Brasil adota o horário de verão em outubro. Por alguns dias ficou determinado que, por conta das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), boa parte do país iria ajustar os relógios no próximo dia 18 de novembro. No entanto, o Governo afirmou na segunda (15) que a data oficial será mesmo o dia 4 de novembro.

Pode ter sido coincidência (ou não), mas o horário de verão no ano passado começou no dia 15 de outubro - exatamente um ano antes. 

Como corrigir a hora no iPhone

Vá na parte de configurações e abra os “Ajustes”.

Selecione o item “Geral” e depois “Data e Hora”.

Observe o item “Fuso Horário” e veja se ele está informando mesmo o horário de sua cidade. Caso não esteja, é só selecionar o local correto.

Se mesmo assim a hora não for corrigida, desabilite a opção “Automaticamente”. Assim, você pode configurar a hora manualmente enquanto o problema não é corrigido.

Como corrigir no Android

No Android, o procedimento é parecido.

Vá nas “Configurações”, “Gerenciamento geral” e “Data e hora”.

Veja se a opção “Data e hora automáticas” está habilitada. Se estiver, desabilite. Depois disso, você pode alterar a hora manualmente. 

Só Tilt Salva! Dicas para você aproveitar muito seu celular

Confira nossa página