Topo

"Iti Malia": entenda a expressão fofa que apareceu nas redes sociais

Reprodução/ TV Uol
Imagem: Reprodução/ TV Uol

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

15/10/2018 10h23Atualizada em 31/10/2019 13h57

Já ouviu ou leu por aí a fofolete expressão viral "Iti Malia", e não sabe de onde veio? Ela bombou na época das eleições para presidente, mas sua história é mais antiga.

A expressão é uma forma ultrafofa de falar "Virgem Maria", como se falássemos imitando a pronúncia de uma criança pequena, e é muito usada para se referir de forma carinhosa a animais, crianças ou a alguém que você gosta.

"Virgem Maria" é normalmente uma expressão com o sentido de espanto com alguma coisa, mas as variações fofas, como "Vixe Malia", "Iti Malia" ou "Ixi Malia" são formas de expressar um "espanto positivo", do tipo: "Nossa, como essa criança é fofa!".

Há quem atribua a viralização da expressão em redes sociais a uma derivação daquele meme da Mônica no computador —aquele do "ata"— em que a Mônica aparece como bebê, e a tela tem escrito "Iti Malia". Aliás, o Cebolinha poderia ter dito isso, já que troca o "R" pelo "L" como a maioria das crianças pequenas.

De fato, o Google Trends —serviço que acompanha crescimento de termos de busca como tendências na web— notou um crescimento na procura por "Iti Malia" após maio, quando a imagem abaixo começou a ser divulgada.

Ela começou a bombar ainda mais nas eleições de 2018, e o principal alvo da expressão era o então presidente Michel Temer. Ele deixou o cargo com um dos piores índices de aprovação de um presidente brasileiro, superando os 81%. Por isso poucos o imaginavam como uma pessoa adorável, pelo menos até as eleições.

Com muitos brasileiros preocupados com o que será do país após o resultado do segundo turno, muitos internautas foram a uma foto de Temer postada no seu perfil do Facebook e encheram de comentários fofos, como se sentissem "saudade" do presidente.

Alguns comentários foram: "Quem é meu Iti Malia? Quem é o meu tirador de dinheiro favorito? É você, é você sim!". "Iti malia coisa mais linda vampiluzinho semvegoínho fica era brincadeira". "Sei lá, o jeito que você cortava os nossos direitos trabalhistas era diferente".

A língua portuguesa do Brasil é mesmo maravilhosa, não é mesmo?

Só Tilt Salva! Dicas para você aproveitar muito seu celular

Confira nossa página