Topo

Olha aí! Novidade do WhatsApp vai tornar mais fácil esconder conversas

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

17/10/2018 18h02

Uma novidade do WhatsApp vai deixar mais fácil esconder conversas no aplicativo. O app está preparando um "modo férias" para você realmente se desligar do trabalho quando sair para suas férias, mas que valerá também para quem quer deixar chats longe da janela inicial.

A nova funcionalidade, que deverá chegar em breve para todas as plataformas do aplicativo, foi notada pelo site WABetaInfo, que divulga com antecipação novidades do mensageiro.

Entenda a mudança

O que acontece normalmente quando as pessoas saem de férias agora? Ou elas precisam sair do grupo de WhatsApp do trabalho, o que pode ser um pouco intimidador e constrangedor para muitos, ou então têm que lidar com notificações do grupo chegando durante suas férias, sem conseguir se desligar totalmente do emprego.

Veja também:

A novidade aponta para uma solução no meio-termo entre as duas opções. O novo recurso terá como foco a função de arquivar os chats, já presente no aplicativo.

Segundo o WABetaInfo, os usuários em breve poderão ativar o "modo férias" nas configurações do aplicativo, na aba de notificações. Quando esse modo estiver ativado, os usuários mudarão a maneira como o arquivamento de chats funciona na plataforma.

Atualmente, quando um chat é arquivado, a conversa é automaticamente desarquivada se alguém mandar uma mensagem dentro do chat. É isso que vai mudar: com o "modo férias" ativado, as conversas arquivadas que receberem mensagens continuarão na aba de arquivadas se você já silenciou a conversa antes. Ou seja, longe da janela principal de chats.

Assim, quando você sair de férias poderá simplesmente ativar esse modo e arquivar a conversa do trabalho. Quando voltar ao emprego, basta retirar o arquivamento ou o modo silencioso.

É claro que isso não vale só para quem quer parar de receber notificações do trabalho. Quem quiser esconder um chat da janela principal mantendo ele em conversas arquivadas poderá simplesmente deixar o "modo férias" ativado constantemente. Essa era uma mudança que muita gente desejava no aplicativo.

Também segundo o WABetaInfo, usuários do Android pararão de receber alertas de notificações no app (aquele número que fica ao lado do aplicativo) para as conversas que você silenciou. Esse era outro recurso aguardado e que incomodava muita gente.

Recuperar contas

Outra novidade notada pelo WABetaInfo que deve virar realidade futuramente é chamada de "contas linkadas". Por meio desse recurso, você poderá ligar sua conta a serviços externos.

A função de contas linkadas deverá ser posicionada logo abaixo dos ajustes do perfil. Por enquanto, o primeiro serviço externo suportado em testes é o Instagram. É possível que o Facebook permita que futuramente você recupere contas de diferentes plataformas de seu domínio, como o próprio Facebook e Instagram, usando outros serviços.