Topo

Como diminuir o quanto você gasta de bateria com o Facebook

Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

19/10/2018 04h00

O Facebook surgiu como uma plataforma para ser usada em navegadores de computador, mas se tornou um dos aplicativos mais baixados e usados em celulares. Naturalmente, o app da rede social é responsável por gastar uma boa porção da bateria dos nossos smartphones - sem falar do nosso plano de dados.

Conforme foi aprimorado, o aplicativo se tornou mais capaz de consumir a carga do celular, mas é possível desabilitar uma série de funções dele. Desta forma, você conseguirá usar seu smartphone por mais tempo durante o dia, sem que o Facebook "abocanhe" uma parte muito grande da bateria.

VEJA TAMBÉM

iPhone

Se você usa um iPhone, é possível regular o que o Facebook faz uso por meio do app "Ajustes".

Na primeira tela dele, todos os aplicativos instalados têm um ícone, dentre eles o próprio Facebook. Clicando nele, você pode desativar os serviços de localização (ou muda-los para só quando o app é usado), além de diminuir a qualidade dos vídeos e fotos exibidas.

Se vídeos e fotos em alta resolução estiverem ativados, seu celular consumirá mais dados, assim como permitir que o app use seu GPS, seja o tempo todo ou só quando ele estiver aberto.

O aplicativo ainda pode usar notificações em segundo plano, mas ativando isso o Facebook vai gastar energia e dados mesmo quando não estiver em uso.

Android

Em celulares Android, o controle é diferente. Nas configurações do telefone, você deve buscar por "Apps e notificações" (ou só "Aplicativos", dependendo do modelo do seu celular), depois em "Informações do app" -- este passo também depende do smartphone.

Nesta tela, o Facebook vai aparecer e, depois de ser selecionado, apresentará uma série de modificações para economia de dados e bateria.

Em "Permissões", você pode ceder (ou não) a sua localização ao aplicativo. Se quiser economia, é melhor deixar essa função desligada. O processamento de informações em segundo plano pode ser desabilitado no item "Uso de dados".

Outra forma de usar a rede social de uma maneira mais econômica é acessá-la pelo navegador do celular, que é mais econômico em dados e bateria. O Facebook Lite, disponível para Android, também é uma alternativa mais simplificada.

Só Tilt Salva! Dicas para você aproveitar muito seu celular

Confira nossa página