Topo

Ok, Google! 10 comandos que você nem imaginava fazer usando apenas a voz

Estúdio Rebimboca/UOL
Imagem: Estúdio Rebimboca/UOL

De Tilt*, em São Paulo

08/01/2022 10h51Atualizada em 27/01/2022 10h35

Em diversas situações diárias, pode ser uma super mão na roda usar comandos de voz no lugar dos dedos. Dá para acessar funções do celular como ligar para alguém, traçar rotas ou tocar uma música, por exemplo. É aí que entra o Assistente do Google.

Disponível em milhares de aparelhos, entre celulares e caixas de som inteligente, a função é bem simples de usar, especialmente nos smartphones. Normalmente, envolve falar uma frase pré-definida (como "Ok Google") ou segurar o botão da home do aparelho antes de dar um comando de voz. Também é possível fazer perguntas por escrito.

O que pouca gente sabe, no entanto, é que dá para usar a função de maneira menos trivial do que pedir para traçar uma rota ou fazer uma pesquisa sobre determinado assunto. Ainda que a versão em português do aplicativo não conte com todos os recursos da versão nativa em inglês, a lista de possibilidades é grande. Abaixo, 10 funções bacanas de comandos de voz do Google Assistente:

1. Resumão do dia

Acordou e quer saber o que esperar do seu dia? Basta dar o comando "Como será meu dia?" para que o Assistente liste uma série de informações sobre o clima, o trânsito no seu deslocamento diário, se há atividades importantes agendadas entre outras coisas.

2. Ajustar alarmes

Imagine que você esteja cozinhando, com as mãos sujas, e precisa programar uma contagem regressiva. Basta ativar o Assistente e usar um comando como "programar timer de oito minutos", por exemplo. O mesmo vale para interagir outras funções do relógio, como programar alarmes.

3. Não perca compromissos

Uma das funções mais bacanas do Assistente do Google é a sua capacidade de interagir com outros aplicativos. Por exemplo, é possível perguntar "qual é o meu próximo compromisso?" e o app irá procurar a próxima entrada na sua agenda, dizendo o tipo de atividade, data e hora.

4. O que há ao seu redor

Um comando como "estou com fome" fará com que seja mostrada uma lista de restaurantes nos arredores de onde você se encontra — se não exibir diretamente, o sistema poderá perguntará "você quer ver alguns restaurantes próximos?", aí basta responder e o sistema exibirá opções.

Seguindo a mesma lógica, é possível saber a localização de estabelecimentos como farmácias e bancos e estações de metrô, por exemplo, dizendo "mostrar farmácias perto de mim" ou "mostrar bancos perto de mim".

5. Amigão da dieta

Você é do tipo que segue o "projeto verão" à risca e conta calorias de tudo que come? O Assistente do Google pode ser um aliado e tanto nessa nada fácil missão. É possível perguntar para o app as calorias de um alimento como, por exemplo, uma maçã. É uma boa forma de deixar aquela tabelinha em casa.

6. Parceiro de supermercado

É possível criar uma lista de compras no Google. Para isso, basta abrir o Assistente e pedir para ele adicionar determinado produto em sua lista de compras. Ao caminhar pelo supermercado, basta dizer "mostre minha lista de compras" para ter uma relação dos produtos.

7. Ligue ou envie mensagens

Você pode usar o Assistente para chamar qualquer pessoa que estiver na sua lista de contatos, apenas usando o comando "ligar para". Também é possível mandar mensagens para contatos individuais no WhatsApp.

Para isso, basta dizer "enviar mensagem para" e o nome do contato. Em seguida, o Assistente perguntará qual é a mensagem. Basta ditar o que será escrito e, em seguida, confirmar o envio. O mesmo vale para mensagens SMS e de outros apps, como o Telegram.

8. Copiloto eficiente

Usar o Assistente também é uma forma interessante na hora de traçar rotas, especialmente se estiver dirigindo. Basta dizer "navegar para" e o endereço que, automaticamente, ele irá traçar uma rota para o local desejado utilizando o Google Maps. Da mesma maneira, é possível saber as condições de trânsito de determinadas vias ao perguntar "como está o trânsito" seguido do nome da rua ou avenida.

9. Achar músicas e séries

Outro app que o Assistente pode comandar é o Spotify. É possível pedir para tocar determinada faixa, artista ou estilo de música usando o aplicativo de streaming de músicas. Basta dizer "tocar [nome da música ou artista] no Spotify". A mesma lógica pode ser usada para encontrar filmes e séries na Netflix. Basta dizer "ache [nome do filme ou série] no Netflix" e esperar o Assistente abrir o app.

Caso as contas dos apps não estejam atreladas aos apps, o Google Assistente solicitará que você faça. Caso contrário, não será possível controlar o Spotify ou o Netflix por comando de voz.

10. Uma companhia diferente

Assim como a Siri, nos aparelhos da Apple, o Assistente do Google também permite que sejam dados alguns comandos curiosos e que rendem situações engraçadas -e até bizarras. Experimente falar "conte algo interessante" ou ainda "conte um fato divertido" para que o Assistente fale informações curiosas. É possível dizer "cante para mim", para ter um momento bizarro no seu dia ou, ainda, "quero um elogio" caso sua autoestima esteja em baixa.

*Com informações de reportagem de Rodrigo Lara feita em 2018.