Topo

Olha o truque! Veja como aumentar som do celular sem aparelhos extras

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

30/10/2018 04h00

Celulares são invenções impressionantes, mas desde eles sempre pecam em alguns aspectos. O som é um dos principais deles.

A maioria dos smartphones traz um alto-falante simples, que dá conta de trazer música a um quarto pequeno e olhe lá. O volume é baixo e a equalização, ruim --geralmente com perda de graves.

VEJA TAMBÉM:

Tirando o fone de ouvido, que individualiza a experiência de áudio, a principal solução da indústria de tecnologia para esse problema são as caixas de som vendidas à parte, que se conectam ao celular por um fio ou Bluetooth.

E, bom, se você já acha ruim gastar mais de R$ 700 em um smartphone, que dirá pagar mais em uma caixa. Uma de qualidade custará, no mínimo, uns R$ 120.

Para quem não quer (ou não pode) gastar, trazemos algumas alternativas econômicas para amplificar o som do seu alto-falante. As gambiarras abaixo evidentemente não são substitutos perfeitos das caixas de som eletrônicas, mas servem para dar um pouco mais de volume e nitidez no áudio com o que você tiver à mão.

Isso acontece por um motivo simples: por conta das leis da acústica, as ondas sonoras se propagam melhor ao esbarrarem em certos objetos ou ecoarem em uma área em formato de cone --é o mesmo princípio do megafone ou da vuvuzela, por exemplo.

Tendo isso em mente, divirta-se experimentando e descobrindo a melhor opção para você!

Veja como aumentar som do celular sem aparelhos extras - caneca ou copo - Márcio Padrão/UOL - Márcio Padrão/UOL
Imagem: Márcio Padrão/UOL

Uma caneca ou copo

Essa é a dica mais fácil de todas: coloque o seu celular dentro de uma caneca, copo ou vaso de plantas vazio, com o som ligado. A acústica deve melhorar imediatamente.

Mas é importante saber onde está localizado o alto-falante no corpo do celular, pois este deve estar dentro do copo, e não para fora dele. Muitos deles se localizam na parte inferior do smartphone, ao lado da entrada do carregador de bateria.

Se o copo não for muito fundo, por exemplo, e o alto-falante ficar na parte mais alta do celular, o som não mudará, porque o áudio ainda estará se propagando pelo ar, e não dentro do copo.

Veja como aumentar som do celular sem aparelhos extras - mesa ou parede - Márcio Padrão/UOL - Márcio Padrão/UOL
Imagem: Márcio Padrão/UOL

Reverberando com mesa ou parede

Essa também é relativamente simples. Vire o celular em cima da mesa, fazendo com que a saída do som fique direcionada para o tampo.

Se o alto-falante do seu celular estiver na parte frontal, deite-o na mesa com o som ligado e a tela para baixo (se for na frente), por exemplo.

O contato do alto-falante com a mesa vai ajudar na reverberação do som. O lado ruim é que ele pode tremer muito com o movimento das ondas sonoras, então não coloque perto das bordas.

Se o alto-falante estiver posicionado nas laterais do aparelho, é melhor usar uma parede ou uma caixa, encostando essa parte do celular no objeto.

Veja como aumentar som do celular sem aparelhos extras - Garrafa PET - Márcio Padrão/UOL - Márcio Padrão/UOL
Imagem: Márcio Padrão/UOL

Meia garrafa PET

Esta dica é um pouco mais sofisticada. Corte uma garrafa PET ao meio e pegue a metade "cônica", aquela onde fica a tampa. Encaixe a saída do som do celular no buraco da tampa. A extremidade maior fica aberta, pois é dali que vai sair o som.

Apesar de o formato desta pequena vuvuzela ser muito bom para propagar o som, é preciso encaixar bem uma parte na outra e o sucesso disso depende do modelo do seu celular.

Alto falante "Macgyver"

Se você dispõe de empenho e materiais, no melhor estilo "Macgyver", tente este alto-falante.

Vamos aos "ingredientes": um rolo de papel higiênico vazio, dois copos plásticos, caneta, fita adesiva e estilete. Além de seu celular, claro.

Veja como aumentar som do celular sem aparelhos extras - Alto falante feito à mão 1 - Márcio Padrão/UOL - Márcio Padrão/UOL
Imagem: Márcio Padrão/UOL

Pegue seu celular e encoste a base interior no meio do rolo deitado. Marque com a caneta a área a ser cortada. Use o estilete e corte uma cavidade. O objetivo é encaixar o celular dentro do rolo, que vai funcionar como uma base.

Veja como aumentar som do celular sem aparelhos extras - alto falante feito à mão 2 - Márcio Padrão/UOL - Márcio Padrão/UOL
Imagem: Márcio Padrão/UOL

Com a caneta, marque um círculo na lateral de cada copo plástico, usando as extremidades do rolo como molde. Corte os círculos com o estilete. Encaixe cada copo a uma extremidade do rolo. Os copos serão os alto falantes e também darão sustentação à gambiarra.

Veja como aumentar som do celular sem aparelhos extras - Alto falante feito à mão 3 - Márcio Padrão/UOL - Márcio Padrão/UOL
Imagem: Márcio Padrão/UOL

Com a fita adesiva, vede bem os encaixes entre os copos e o rolo. Pronto! Toda vez que quiser usar, é só encaixar o celular no rolo com o áudio ligado.

Veja como aumentar som do celular sem aparelhos extras - Alto falante feito à mão 4 - Márcio Padrão/UOL - Márcio Padrão/UOL
Imagem: Márcio Padrão/UOL

Eletrônicos (in)úteis, robôs e mais bugigangas...

Gadgets que queremos