Topo

De novo! Falha no iOS 12.1 permite acessar contatos sem destravar iPhone

Pesquisador espanhol demonstra falha no iOS 12.1 que permite acessar contatos do iPhone sem usar reconhecimento facial ou senha - Reprodução/Jose Rodriguez
Pesquisador espanhol demonstra falha no iOS 12.1 que permite acessar contatos do iPhone sem usar reconhecimento facial ou senha Imagem: Reprodução/Jose Rodriguez

Helton Simões Gomes

Do UOL, em São Paulo

01/11/2018 12h05

A Apple nem bem liberou uma atualização de seu sistema operacional para iPhones e iPads, e já acharam uma forma de fuçar os contatos gravados no aparelho sem a necessidade de destravar o smartphone com senha ou reconhecimento facial.

A descoberta foi feita por Jose Rodriquez, um pesquisador de segurança espanhol. Ele conseguiu encontrar a falha poucas horas após a Apple liberar o iOS 12.1 na terça-feira (30).

Para demonstrar a brecha, ele publicou um vídeo mostrando os passos do que se tem de fazer.

VEJA TAMBÉM:

"Você recebe uma ligação ou pede à Siri para fazer uma ligação - pode ser dígito por dígito. Ao mudar a ligação para FaceTime, você pode acessar a lista de contatos e, usando o 3D Touch em cada contato, você pode ver mais informações do contato", afirmou Rodriguez.

Um dos truques usados por ele foi tampar o sensor de reconhecimento facial presente na parte frontal do aparelho. A Apple ainda não se manifestou sobre o assunto.

A intervenção requer contato físico com o aparelho, ou seja, não pode ser feita remotamente. Quando o iOS 12 foi liberado, pesquisadores já haviam encontrado uma forma de ver fotos presentes no iPhone ou iPad e enviá-las a outras pessoas sem precisar destravar o aparelho.

Não é novidade a existência de bugs como esse no sistema operacional da Apple. O iOS 6.1, lançado em 2013, já possuía uma falha que permitia acessar contatos, fotos e outros registros do aparelho sem a necessidade de inserir uma senha.