Depois da concorrência: Apple planeja iPhone com 5G só em 2020

Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução Apple

    Nova linha de iPhones tem a Intel como fornecedora exclusiva dos chips de 4G

    Nova linha de iPhones tem a Intel como fornecedora exclusiva dos chips de 4G

O iPhone que chegará ao mercado em 2020 será compatível com conexões 5G, reportou a "Fast Company". A Apple planeja fabricar o aparelho com um modem da Intel, que será capaz de fazer o celular atingir a nova velocidade de internet móvel, que ainda não é oferecida no mercado de telefonia.

Segundo a reportagem, a fabricante de chips trabalha em um precursor do modem 5G, intitulado 8060, que servirá de protótipo para testes com o primeiro iPhone 5G. O nome (ou número) da peça que será usada no celular da Apple é 8161.

VEJA TAMBÉM

A parceria entre as duas empresas não é garantida, pois a Apple está insatisfeita coma Intel pelo fato do modem 8060 ter apresentado dificuldades para dissipar calor. Essa questão é importante pelo fato da frequência de ondas que será usada para a rede 5G, que exigirá trabalho dos modems dos celulares – e, consequentemente, aquecerá o aparelho.

O 5G traz outra questão, que é a da durabilidade de bateria. A nova velocidade resultará em maior consumo de dados, exigindo mais da carga do celular. O mesmo já acontece entre as redes 4G e 3G.

Um iPhonão desse, bicho

Arte/UOL

Manda mais que está pouco: com iPhone XS Max, a Apple se rendeu à telona! Relembre a evolução

Leia mais

A Apple tem a Intel como fornecedora de modems desde 2015, sendo que a última leva de iPhones (XS, XS Max e XR) tem a fabricante de chips como fornecedora exclusiva da peça. A "Fast Company" diz que o problema da Apple com a Intel ainda não é grande o suficiente para que a parceria seja quebrada, mas a empresa fundada por Steve Jobs já sondou outras companhias para caso a atual parceira seja incapaz de resolver a questão da dispersão de calor.

A Qualcomm, que é líder na fabricação de chips, tem um produto pronto para a primeira leva de smartphones 5G, que será aproveitada pelas chinesas Oppo, Huawei e Xiaomi em dispositivos que devem ser apresentados na MWC (Mobile World Congress), em fevereiro de 2019.

Principal rival da Apple, a sul-coreana Samsung também está atrás do 5G e deve se antecipar em relação à empresa americana, já que o Galaxy S10 pode vir a ser compatível com a novidade tecnológica.

Arte/UOL

Está na dúvida? Confira os nossos reviews dos celulares

UOL Testa

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos