Topo

Como comprimir vídeo longo para conseguir enviar por WhatsApp

WhatsApp limita envio de vídeos longos, mas apps ajudam a resolver - WhatsApp
WhatsApp limita envio de vídeos longos, mas apps ajudam a resolver Imagem: WhatsApp

De Tilt, em São Paulo

10/08/2021 04h00

Já tentou mandar um vídeo comprido pelo WhatsApp? Se sim, você provavelmente percebeu que o aplicativo não permite o envio de um arquivo que tenha mais de 16 MB. A limitação é significativa, já que vídeos são arquivos pesados que passam desse limite com muita facilidade.

O jeito para resolver esse entrave é com a instalação de aplicativos que realizem uma compressão de vídeos no seu celular. O que não falta é variedade de programas desse tipo tanto para Android quanto para iOS e não é necessário entender de edição de vídeo para usá-los.

Aqui a gente te ensina como enviar um vídeo mais longo pelo WhatsApp. Vamos começar pelo iOS, com o aplicativo "Compressão de Vídeo".

No iOS

Em primeiro lugar, você precisa baixar o aplicativo que vai realizar o serviço. O que vamos ensinar como usar é o "Compressão de Vídeo". Basta colocar essas palavras na busca da App Store e baixar o primeiro resultado. O aplicativo é gratuito para vídeos de até três minutos de duração e exibe anúncios, mas é possível eliminar essas barreiras mediante pagamento.

Em tópicos, a gente descreve os passos a serem tomados:

  1. Clicar no retângulo com um símbolo de "+" no meio;
  2. Selecionar o álbum do celular onde o vídeo está armazenado;
  3. Escolher o vídeo que você deseja comprimir;
  4. Definir a qualidade do vídeo no retângulo azul claro com os dizeres "Escolher predefinição";
  5. Arrastar a bolinha para ajustar a taxa de bits;
  6. Aguardar a compressão;
  7. Apagar (ou não) o vídeo original;
  8. Mandar o vídeo pra galera no WhatsApp.

Compressão de vídeos iOS - Reprodução - Reprodução
Passos 1, 3, 4 e 5
Imagem: Reprodução

Compressão de vídeo no iOS 2 - Reprodução - Reprodução
Passos 6 e 7
Imagem: Reprodução

Nas imagens, o exemplo usado é um vídeo de 2 minutos de duração, gravado em 1080p (Full HD) e com 30 quadros por segundo. Ele era um arquivo de 222.9 MB que foi reduzido para 37.8 MB com o aplicativo.

A redução foi insuficiente para o envio completo no WhatsApp, então voltamos para uma segunda compressão, que deixou o vídeo com pouco menos de 20 MB, aí sim suficientes para o envio por WhatsApp.

No Android

O aplicativo escolhido no Android foi o "Compacta Video". Antes de tudo, você precisa baixá-lo na Play Store - ele é gratuito, mas exibe propagandas. Ele tem características diferentes do Compressão de Vídeo, como modelos predeterminados de redução do tamanho do arquivo. A seguir, ensinamos cada etapa do processo:

  1. Escolha a origem do vídeo desejado;
  2. Clique na primeira opção, "Compactar Vídeo";
  3. Selecione o vídeo desejado;
  4. Defina como você quer editar, se pelos modelos predeterminados de "Qualidade Alta" e "Qualidade Baixa" ou o "Customizado";
  5. Aguarde a compactação ser concluída;
  6. Clique no ícone compartilhar, no canto superior da tela;
  7. Compartilhe direto pelo WhatsApp.

Compressão de vídeo no Android - Reprodução - Reprodução
Telas das opções 1, 2 e 3
Imagem: Reprodução

Compressão de vídeo no Android 2 - Reprodução - Reprodução
Telas dos itens 4, 6 e 7
Imagem: Reprodução

No nosso teste, o WhatsApp se mostrou mais solícito na hora de comprimir o vídeo sozinho. O vídeo usado bateu 250 MB, com mais de 2 minutos de duração, mas o aplicativo o WhatsApp aceitou enviá-lo direto. Caso você não tenha a mesma sorte, é só seguir os passos no uso do Compacta Video, que indica de que tamanho o arquivo ficará depois da compressão.