Topo

Quem ama cuida! 6 dicas para fazer o seu carregador de celular durar mais 

Entre os cuidados com o carregador, estão escolher um produto certificado e proteger as extremidades do cabo - iStock
Entre os cuidados com o carregador, estão escolher um produto certificado e proteger as extremidades do cabo Imagem: iStock

Marcelle Souza

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/11/2018 04h00

Uma das partes mais importantes do seu smartphone é a bateria, já que sem ela é inútil ter tela gigante, ótima resolução ou muitos aplicativos que resolvam a sua vida. Mas, para garantir que ela não deixe você na mão, tão importante quanto a manutenção do aparelho é o cuidado com os acessórios que permitem ligá-lo na tomada, como o cabo e o carregador USB. 

Entre as dicas que vão ajudar a aumentar a vida útil do seu carregador estão a necessidade de escolher um produto certificado, proteger as extremidades do cabo e evitar dobrá-lo de qualquer jeito.

Quer saber como fazer os seus acessórios durarem mais? Confira a seguir a lista de cuidados essenciais com o carregador:

1. Evite os piratas

O primeiro passo para garantir a durabilidade do aparelho e do carregador é usar equipamentos originais de fábrica. Caso não seja possível, prefira os certificados pelos órgãos reguladores, mesmo que eles sejam um pouco mais caros, já que materiais falsos podem causar sobreaquecimento, lentidão e até incêndios e queimaduras.

No Brasil, carregadores e cabos USB devem ser certificados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Além do selo da agência, vale observar se o equipamento passou em testes de organizações estrangeiras, como a CE, sigla francesa para Conformité Européenne ("Conformidade Europeia"). 

2. Proteja as extremidades do cabo

A parte mais sensível do cabo USB são as suas extremidades, que merecem cuidado redobrado do usuário. Uma proteção eficiente e barata é colocar em cada ponta do fio uma daquelas molas que vem dentro de canetas esferográficas. Isso ajuda a protegê-las e torná-las mais maleáveis.

No mercado, há cabos que já vêm com reforço nas pontas, o que reduz o risco de danos e aumenta a vida útil do acessório. Além disso, evite dobrar ou forçar as extremidades do cabo. 

3. Encape o fio

Assim como nas extremidades, você pode dar um reforço extra a toda a extensão do cabo USB. Isso pode ser feito com fitas adesivas e até linha de crochê. Além disso, evite dobrá-lo, esticá-lo completamente ou expor o acessório a superfícies ásperas ou muito quentes. 

4. Use um suporte para carregar

Outro erro comum é deixar o cabo totalmente esticado enquanto o aparelho fica ligado na tomada, o que pode comprometer a vida útil do cabo e do seu carregador. A melhor saída então é usar um suporte próprio para celulares (pode ser daqueles bem baratinhos) ou deixar o equipamento próximo à tomada, de preferência em ambientes ventilados e sem exposição ao sol ou ao calor. 

5. Enrole corretamente o cabo

Terminou de carregar o aparelho? O passo seguinte é enrolar cuidadosamente o cabo USB. Para isso, desconecte-o do plug do carregador e enrole-o ao redor da sua mão. Isso é importante porque guardar cabo e carregador conectados pode acabar forçando as extremidades do fio. Depois, use um velcro ou arame ao redor do cabo para mantê-lo firme e guardá-lo corretamente.

6. Proteja o carregador

Depois de separar o carregador e o cabo, nada de jogá-los de qualquer jeito na gaveta ou na mochila! Para manter os equipamentos protegidos, você pode separar uma pequena caixa, nécessaire ou bolsa, ou até um porta-óculos exclusivamente para essa finalidade. Assim, eles ficam protegidos de quedas ou choques que podem danificá-los no dia a dia.

Só Tilt Salva! Dicas para você aproveitar muito seu celular

Confira nossa página