Topo

O que significa a hashtag #DetremuraSDV? "Rainha" do Twitter explica

Tópico fica quase todo dia entre os mais falados no Brasil - Getty Images/iStockphoto
Tópico fica quase todo dia entre os mais falados no Brasil Imagem: Getty Images/iStockphoto

Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

12/11/2018 04h00

É comum abrir o Twitter e notar, nos Assuntos do Momento (Trending Topics) brasileiros, uma hashtag acompanhada de um dia da semana e os dizeres “DetremuraSDV”. Pode ser #TerçaDetremuraSDV” ou “#SextaDetremuraSDV”, fato é que vira e mexe o termo fica entre os mais comentados no país. É uma verdadeira sopa de letrinhas, mas é fácil de compreender o que cada parte significa.

A primeira sempre corresponde ao dia da semana, o que é óbvio, mas as outras duas são menos compreensíveis. “Detremura” é o segundo elemento da hashtag, que faz referência à tuiteira Denise Tremura, paulista de São José do Rio Preto responsável por impulsionar esse movimento na rede social. Escritora, ela tem centenas de milhares de seguidores na rede social e os instiga diariamente a entrar no movimento – no dia que esse texto foi escrito, foram sete posts dela com a tag.

As hashtags pessoais de Denise têm como finalidade aumentar a interação entre usuários da rede social. “SDV” é uma abreviação utilizada especialmente no Twitter e Instagram, cujo significado é “segue de volta”. Em conversa pelo Twitter - não podia ser outro lugar, né? -, ela explicou o que a motivou a iniciar esse movimento.

"Quando eu cheguei no Twitter, em 2015, essas tags para trocar seguidores já existiam. Eu percebi como funcionava a subida de uma tag e passei a organizar os esquemas", lembrou Denise. No começo, no entanto, o formato não era o que se consolidou, levando o nome dela. A escritora brincava com a ferramenta, gerando tags como "#SDV para sair do tédio" ou "#SDVatéQueOUnfNosSepare" - em alusão ao unfollow.

Eu subia as tags constantemente até que uma seguidora sugeriu colocar o meu nome. Outros já tinham feito. Eu testei colocar o "Detremura" na tag e, para minha surpresa, deu muito certo. A maioria dos usuários das tags já me conhecia dali mesmo, então me ajudaram muito no começo e ajudam até hoje.

Denise Tremura

As hashtags criadas por Denise promovem boa interação entre usuários do Twitter, sejam elas curtidas, retuitadas ou comentários. O público varia entre novatos na rede social e pessoas com alguns milhares de seguidores, mas nada que se compare à "rainha" do Twitter, como foi coroada a escritora por outros usuários.

O apelido veio em meados de 2015, após um jovem paraense, do município de Marabá, chamá-la desta maneira. Ela gostou da ideia e, desde então, se comporta como parte da realeza da rede social. "Desde então os meus súditos não pararam de crescer", brincou - atualmente, são 416 mil.

VEJA TAMBÉM

Mas é pensando nas pessoas com poucos contatos que ela mantém a tradição diária. Ela mesma foi uma dessas pessoas, durante um longo período. A escritora criou conta na rede social em 2010, mas não curtiu muito, na época, por não entender direito como a plataforma funcionava. Denise usava o Twitter para divulgar seu Instagram e Facebook, mas tudo mudou quando ela aderiu às hashtags SDV.

Na análise dela, os usuários que chegam ao Twitter "não têm seguidores e não seguem ninguém", o que faz com que suas publicações fiquem sem nenhuma interação. "Ele não fica. Poucas pessoas do nosso convívio pessoal usam o Twitter, é uma rede muito pulverizada. Com as tags, os novos usuários (e também os mais experientes) encontram um lugar para conhecer novas pessoas e interagir", afirmou.

A escritora comemora o fato de que internautas já foram falar com ela para contar que, a partir das tags, um namoro começou. Além disso, as conversas promovidas pela tag fazem com que usuários troquem dicas de livros, filmes e séries. Denise, é claro, fica de olho no movimento e participa da interação com suas próprias sugestões.