Topo

Novo Nokia é ótimo pra quem quer resistência, 21 dias de bateria e cobrinha

Novo celular é uma viagem para o passado - Divulgação
Novo celular é uma viagem para o passado Imagem: Divulgação

Rodrigo Trindade

Do UOL, em são Paulo

15/11/2018 15h34

Está com saudades dos celulares das antigas, que não tinham WhatsApp, câmera ou GPS? A HMD Global, empresa responsável pelos lançamentos da marca Nokia, revelou nesta semana o Nokia 106, celular que não tem nada de smartphone e traz uma experiência digna de meados dos anos 2000.

O aparelhinho tem uma tela de 1,8 polegada e uma bateria de só 800 mAh, quase três vezes menor do que a do Samsung Galaxy A7, lançado nesta semana no Brasil. Só que, ao contrário do smartphone, o Nokia 106 pode ficar até quase 22 dias sem precisar de uma carga.

VEJA TAMBÉM

Já que não dá para usar Facebook, WhatsApp, navegar na web ou jogar Pokémon Go, a HMD Global deu mais um parâmetro para o quanto a bateria do novo celular aguenta: 15 horas de ligação, sem parar. Na prática, o dono de um aparelho desses vai precisar se preocupar com a bateria só depois de uma semana da carga.

Outra marca registrada de um celular retrô, o Nokia 106 traz o saudoso jogo da cobrinha, com o nome Snake Xenzia. Existem outros jogos disponíveis, como o clássico Tetris, mas estes são pagos.

Com 4 MB de memória interna o celular só consegue armazenar 500 mensagens e até 2000 contatos, além de trazer outros aplicativos mirabolantes como rádio, calendário e calculadora.

O Nokia 106 ainda traz outras funções dignas dos celulares do passado, como a resistência que foi esquecida na era dos smartphones. Quem não fica aterrorizado ao derrubar seu aparelho no chão, com medo de que a tela quebrou? Há pouco mais de 10 anos, dava até para jogar o telefone na parede que ele aguentava o tranco.

O problema é arranjar um desses aqui no Brasil, já que a HMD Global não vende seus produtos por aqui. Na Rússia, o Nokia 106 custará 1.590 rublos, que correspondem a R$ 90.