Topo

Facebook sabe dizer com quem você mora só analisando suas fotos e legendas

Já viu o tamanho do centro de dados do Facebook na Suécia? - AFP
Já viu o tamanho do centro de dados do Facebook na Suécia? Imagem: AFP

Fabiana Uchinaka

Do UOL, em São Paulo

18/11/2018 14h39

O Facebook apresentou um pedido de patente para uma tecnologia um pouco assustadora, mesmo quando a gente sabe que ele usa reconhecimento facial nas nossas fotos e nossos dados de forma questionável, para alimentar seus algoritmos de personalização

Segundo o documento, a rede social consegue prever quem são seus familiares ou colegas de casa a partir das fotos, legendas e hashtags que você posta, usando, além do reconhecimento facial, aprendizado em máquina que entende o texto das fotos. A empresa também usa informações do seu celular e do seu computador, como os endereços de IP compartilhados (um identificador único para cada rede de internet).

De acordo com o pedido de patente, os modelos de previsão do Facebook também analisariam "histórico de mensagens, histórico de hashtags, [e] histórico de navegação na web" para ver se várias pessoas compartilham endereços IP.

Tudo isso para ajudar o Facebook a entender melhor quem está ao seu redor (e, em tese, com que você interage mais).

E vamos lembrar que a empresa de Mark Zuckerberg também é dona do Instagram e do WhatsApp, e não esconde que cruza dados do Instagram com os do Facebook.

O aplicativo "Prevendo dados demográficos de residências com base em dados de imagem" existe desde 10 de maio de 2017, mas o pedido de patente foi divulgado nesta semana, segundo o BuzzFeed News. Ou seja, é um movimento que foi feito antes dos escândalos envolvendo a Cambridge Analytica e vazamento e mau uso dos dados dos usuários.

Facebook não respondeu como pretende usar o app, mas tudo indica que é com muita propaganda online direcionada. Após a reportagem do BuzzFeed News, a companhia disse: "Nós frequentemente buscamos patentes para tecnologia que nunca implementamos, e as patentes não devem ser tomadas como uma indicação de planos futuros".

Você é o produto: cada passo que você dá na web gera rastros e essas informações são usadas para te vigiar e influenciar o seu comportamento

Entenda