Topo

Jogou no Google e não gostou? Você vai poder comentar resultados da busca

Helton Simões Gomes

Do UOL, em São Paulo

19/11/2018 12h57

Buscou na internet, achou e não gostou? Em breve, você poderá deixar comentários nas buscas feitas com a ferramenta de pesquisas do Google.

A função é a mais nova tentativa da gigante da tecnologia de transformar seus serviços em algo mais próximo de uma rede social, como o Facebook ou o Twitter. Curiosamente, o novo recurso surge quase um mês após a empresa encerrar o Google +, um notável fracasso nessa área, por pelo menos dois motivos: além de ter poucos usuários, o site possuía uma falha que deixava vulneráveis os dados de quem estivesse por lá.

Apesar de não ter se dado bem ao criar redes sociais, o Google conseguiu fazer de suas ferramentas ambientes ricos em socialização. Abra o Mapas, procure por um restaurante e, antes de decidir onde almoçar, leia tudo o que já disseram sobre ele. Ao acessar o YouTube, não deixe de ler os comentários deixados por fãs e detratores do rapper sul-coreano Psy no vídeo do megahit “Gangnam Style”.

Agora, o Google quer levar essa interação ao seu serviço principal e mais lucrativo: a Busca.

De certa forma, isso já começou. A empresa já exibe no motor de busca conteúdo criado por usuários comuns. Disponível no Brasil, é possível deixar avaliações a respeito de programas de TV, filmes, series, livros – a ação, porém, é restrita a duas opções: curti e não curti. Nos Estados Unidos, a função é um pouquinho mais refinada e permite escrever críticas ou elogios.

A próxima novidade será escrever comentários e ler as publicações escritas por outras pessoas. Por ora, essa função vale só para os EUA e apenas para eventos esportivos transmitidos ao vivo.

Quando estiver funcionando plenamente, será possível filtrar os posts de acordo com a proeminência do comentador – de espectador a comentaristas esportivos. Também será possível avaliar o comentário (curti e não curti) ou reportá-lo como malicioso.

Apesar de nem uma nem outra função ter sido liberada integralmente no Brasil, já é possível consultar uma página que reúne todas as críticas ou elogios e comentários feitos por você.

Outro detalhe mostra que os comentários chegarão para valer. O Google já até criou uma página para tirar dúvidas a respeito da função. Uma das características é que nenhum deles poderá ser escrito por anônimos. Ou seja, você terá de criar uma conta Google para reclamar do zagueiro do seu time.