Topo

Curte jogo de corrida? Então fique longe desses 13 games para Android

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/11/2018 13h27

Celulares viraram plataformas de jogos e superam PCs e consoles quando o assunto é receita. Sozinhos, eles correspondem a mais da metade dos ganhos da indústria de games mundial, segundo a consultoria Newzoo. Não é nenhuma surpresa, portanto, que lojas de aplicativos sejam recheadas de novidades... e também de apps maliciosos. Alguns jogos são feitos, simplesmente, para quebrar a segurança do seu smartphone.

Foi justamente isso que o pesquisador de malwares da empresa de segurança digital ESET, Lukas Stefanko, descobriu. Em seu perfil do Twitter, ele listou 13 jogos de corrida que, na verdade, são malwares disfarçados de games, que deixam seu aparelho suscetível a ataques e roubo de dados sensíveis.

Na imagem, é possível notar que esses games têm o mesmo desenvolvedor: Luiz O Pinto. Após instalados, eles se comportam normalmente, criando um ícone de acesso na tela do celular. O problema é que, ao apertar o ícone, há uma suposta inicialização do programa, que acaba sendo fechado segundos depois. Outro sintoma de que há algo estranho é que o ícone do app simplesmente desaparece, como é possível ver no vídeo abaixo. 

O aplicativo Game Center se instala no smartphone e, escondido, começa a bombardear o usuário com propagandas quando o aparelho é desbloqueado. 

Atenção! Esses apps falsos copiam ícones de jogos reais disponíveis na loja de apps do Android, então é fácil que os usuários se confundam e acabem instalando um programa malicioso. A boa notícia é que esses 13 descobertos já foram retirados da Google Play.

Caso você tenha baixado algum app suspeito, é simples removê-lo. Basta abrir as configurações do celular, ir até "Aplicativos" (dependendo da versão do Android, o nome da opção pode mudar) e, então, localizar o app na lista e desinstalar. 

Está seguro? Veja como ficar mais protegido online

Leia mais