Topo

Atenção! Sinal analógico da TV será desligado em SP, RJ, RS e PR

TV televisão televisões antigas antiga analógica - Getty Images/Vetta
TV televisão televisões antigas antiga analógica Imagem: Getty Images/Vetta

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

27/11/2018 14h44

O sinal analógico da televisão será desligado a partir desta quarta-feira (28) em quatro Estados do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná.

O cronograma adotado pela Anatel, segundo a recomendação foi feita pelo Grupo de Implantação da TV Digital (Gired) nesta terça (27) ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), será o seguinte:

Interior de SP: desligamento começa dia 28/11 e termina em 12/12
Interior do RJ: desligamento começa dia 28/11 e termina em 12/12
Sul do RS: será desligado dia 28/11
Oeste do PR: será desligado dia 28/11

Segundo pesquisa recente da Ibope Inteligência, 92% da população do oeste do Paraná já conta com o sinal digital. O número no sul do Rio Grande do Sul é de 90%, enquanto no interior de São Paulo é de 89% e no interior do Rio de Janeiro é de 87%. A pesquisa projeta que no dia 28/11 o número necessário de 90% é atingido em SP e no RJ.

Veja também:

O desligamento do sinal analógico possibilita a liberação da faixa de 700 MHz, que é atualmente ocupada por canais de TV aberta. A frequência permite ampliar o serviço de telefonia 4G no Brasil.

Beneficiários de programas sociais do Governo (como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e o Tarifa Social de Energia Elétrica) têm direito ao recebimento de um kit gratuito com antena e conversor da TV digital. A retirada do kit pode ser agendada por este site ou pelo número 147.

A lista completa de cidades afetadas pelo desligamento atual pode ser encontrada no cronograma do MCTIC.

LED, OLED ou QLED? 4K vale a pena? Entenda todas as tecnologias que estão por trás das TVs

Qual a melhor TV para você?