Topo

Intel compra empresa alemã especializada em "Internet das coisas"

02/02/2015 14h13

FRANKFURT, Alemanha (Reuters) - A Intel fez acordo para comprar a fabricante alemã de chips de rede Lantiq, em uma estratégia para ampliar sua gama de processadores usados na conexão de aparelhos com a Internet.

A antiga unidade da fabricante de chips Infineon foi comprada em 2009 pela empresa de investimentos Golden Gate Capital por 250 milhões de euros. O valor da compra da empresa pela Intel não foi revelado.

Conectar diferentes objetos e dispositivos à Internet, de bolas a eletrodomésticos e máquinas industriais, é uma tendência chamada de "Internet das Coisas", ou M2M. Esse segmento do mercado se tornou campo de batalha disputado por Intel, Qualcomm e outras empresas de tecnologia.

O número de aparelhos com conexões sem fio vai mais que dobrar ao final da década, com a maior parte do crescimento vindo de aparelhos inteligentes diferentes de PCs e smartphones, segundo a empresa de pesquisa de mercado ABI Research.

A Lantiq também produz chips para conexões via cabos de cobre, fibra ótica e híbridos, bem como para banda larga móvel e WiFi que vende a fornecedores de equipamentos para operadoras de telefonia móvel.

As empresas de tecnologia estão apostando pesado em lares conectados. No ano passado, a Samsung pagou 200 milhões de dólares pela empresa iniciante SmartThings, que produz software que ajuda a controlar de fechaduras a iluminação em residências.

Também em 2014, o Google comprou a empresa de termostados inteligentes e alarme contra fumaça Nest Labs por 3,2 bilhões de dólares.

(Por Jens Hack)