Intel comprará Mobileye por US$15,3 bi

JERUSALÉM (Reuters) - A gigante norte-americana de chips Intel concordou em comprar a empresa de tecnologia israelense Mobileye por 15,3 bilhões de dólares, a maior aquisição já realizada para uma empresa israelense de alta tecnologia.

O acordo de 63,54 dólar por ação em dinheiro é a maior compra do mundo de uma empresa exclusivamente focada no setor de condução autônoma. A Mobileye é responsável por 70 por cento do mercado global de sistemas avançados de assistência e anticolisão.

A Intel disse esperar que a transação seja encerrada nos próximos nove meses e imediatamente aumente seus lucro por ação (não GAAP), bem como seu fluxo de caixa livre.

As duas empresas já estão colaborando com a BMW em um projeto para colocar uma frota de cerca de 40 veículos autônomos de teste na estrada no segundo semestre deste ano.

Fundada em 1999 com a missão de reduzir as lesões e mortes com veículos, a Mobileye foi listada em 2014 na Bolsa de Valores de Nova York, onde seu valor de mercado é de 10,6 bilhões de dólares.

(Por Tova Cohen e Ari Rabinovitch, com reportagem adicional de Edward Taylor e Eric Auchard,)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos