AIG aproveita temores de consumidores e lança novo seguro para segurança cibernética

Por Suzanne Barlyn

NOVA YORK (Reuters) - Maior seguradora comercial dos Estados Unidos, a AIG está se juntando a outras empresas do ramo que oferecem produtos de proteção contra hackers e outros criminosos virtuais que podem roubar dados pessoais.

A American International Group (AIG) planeja introduzir nesta segunda-feira um seguro que cobre despesas desencadeadas por extorsão, abuso ou outro tipo de delito online. Chamado de "Family CyberEdge", o produto inclui serviços de relações públicas e jurídico, bem como avaliações a domicílio de dispositivos eletrônicos da família, afirmaram executivos em entrevista.

Indivíduos ricos e de alto escalão têm sido cada vez mais alvos de ataques de hackers, disse Jerry Hourihan, presidente da AIG Private Client Group para os Estados Unidos e Canadá.

O uso da mídia social e de informações financeiras na Internet os deixa vulneráveis. "Eles estão mais expostos do que nunca", afirmou Hourihan.

O produto da AIG segue ofertas similares feitas por rivais, juntamente com serviços de empresas de monitoramento de cartões de crédito e companhias como a Reputation.com – uma tendência que deve se intensificar, à medida que as pessoas compartilham mais informações pela internet, de acordo com analistas.

Consumidores agora compartilham muitos dados pessoais em sites e aplicativos, bem como armazenagem fotos e conteúdo sensível em plataformas online.

Ao mesmo tempo, ataques sofisticados chamaram atenção para sérias ameaças à cibersegurança. Yahoo, Target e o governo norte-americano foram alvos de invasões a dados, assim como celebridades como Leslie Jones e Jennifer Lawrence, que tiveram fotos nuas vazadas.

O governo dos EUA deve voltar atrás em algumas proteções a privacidade. Na semana passada, o Congresso votou para permitir que provedoras de internet, como a Verizon Communications e a AT&T ,vendem dados de busca dos consumidores.

"Sempre que se vê muitas notícias sobre algo que é um risco, você normalmente vê as seguradoras tentando aproveitar isso", comentou Robert Hunter, diretor de seguros para Federação do Consumidor da América.

O lançamento da AIG ocorre após clientes pediram por este tipo de proteção, informou Hourihan.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos