Web precisa ser repensada para interromper disseminação de ideias "nefastas", diz criador

LONDRES (Reuters) - A World Wide Web precisa ser completamente repensada para impedir espionagem e disseminação de "ideias malignas e nefastas" por redes sociais, disse o inventor da rede mundial de computadores, Tim Berners-Lee, nesta segunda-feira.

Berners-Lee, um cientista de computadores que inventou a Web como uma plataforma sobre a Internet em 1989, afirmou que sua intenção foi permitir que o público fizesse "coisas boas" e compartilhasse ideias entre si, como foi o caso da enciclopédia Wikipedia.

Em vez disso, ideais negativas estão proliferando por sites de mídia social, disse ele, enquanto a privacidade também está sendo comprometida por espionagem online.

"Precisamos repensar a maneira como construímos a sociedade sobre estas páginas da Web", disse Berners-Lee em um fórum de tecnologia realizado em Londres.

"Como é que ideias nefastas e malignas algumas vezes parecem prevalecer mais que ideias construtivas no Twitter? Foi a forma com foi projetado? O Twitter pode ser ajustado?", disse Berners-Lee.

"Não podemos deixar as pessoas fazerem o que quiserem das redes sociais", disse ele.

(Por Jemima Kelly e Huw Jones)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos