Chefe da CIA chama WikiLeaks de serviço de inteligência hostil

Por Warren Strobel e Mark Hosenball

WASHINGTON (Reuters) - O diretor da CIA, Mike Pompeo, chamou nesta quinta-feira o WikiLeaks de "serviço de inteligência hostil" não estatal muitas vezes estimulado por atores estatais, como a Rússia, durante a campanha presidencial norte-americana do ano passado.

"O WikiLeaks funciona como um serviço de inteligência e se manifesta como um serviço de inteligência hostil", disse Pompeo para uma plateia durante um think tank em Washington.

O serviço de inteligência da Rússia, GRU, havia usado o grupo anti-sigilo para distribuir materiais hackeados durante a eleição presidencial norte-americana de 2016, disse Pompeo.

O WikiLeaks divulgou emails do Partido Democrata durante a campanha presidencial de 2016, que as agências de inteligência dos EUA dizem ter sido hackeados pela Rússia para tentar levar a eleição contra a candidata democrata, Hillary Clinton, e a favor do eventual vencedor, o republicano Donald Trump.

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, disse que a divulgação não tinha propósito de influenciar a eleição.

Em março, o WikiLeaks publicou documentos descrevendo ferramentas hackers e fragmentos de códigos de computador secretos da CIA, mas não publicou os programas completos que seriam necessários para conduzir explorações cibernéticas contra telefones, computadores e televisões conectadas à internet.

Autoridades da inteligência e lei disseram que funcionários terceirizados provavelmente violaram a segurança e entregaram os documentos ao WikiLeaks.

Funcionários terceirizados foram revelados como fontes de vazamentos de informações sensíveis do governo. Entre os mais notáveis estão Edward Snowden e Harold Martin, ambos funcionários da companhia de consultoria Booz Allen que trabalhavam na Agência de Segurança Nacional (NSA).

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos