Google vai abrir Android para rivais em acordo com a Rússia

MOSCOU (Reuters) - O Google, da holding Alphabet, irá abrir o seu popular sistema operacional para celulares, Android, para mecanismos de busca rivais na Rússia, como parte de um acordo firmado depois de dois anos de disputa judicial com autoridades russas.

O acordo estabelece um novo precedente para a gigante de tecnologia, que enfrenta múltiplas denúncias em todo o mundo de que estaria abusando da posição dominante que possui, impondo restrições aos fabricantes de dispositivos baseados no sistema Android, a fim de proteger sua participação no mercado de pesquisas online.

O órgão de fiscalização de concorrência da Rússia (FAS, na sigla em inglês) determinou em 2015 que o Google estava infringindo a lei ao exigir a pré-instalação de certos aplicativos em dispositivos móveis que usavam o sistema operacional Android, após reclamação feita pela russa Yandex.

O Google não exigirá mais exclusividade de seus aplicativos em aparelhos com sistema Android na Rússia e não restringirá a pré-instalação de ferramentas de busca rivais ou outros aplicativos, como parte do acordo com a FAS, segundo disse o órgão regulador nesta segunda-feira.

A empresa também vai desenvolver uma ferramenta permitindo que os usurários escolham um mecanismo de busca padrão em seus aparelhos Android.

O Google confirmou o acordo dizendo que ele atende o interesse de todas as partes envolvidas. A empresa também informou que fechou acordo comercial com a Yandex que "cria novas oportunidades para a Yandex promover seus serviços de busca em conjunto com o Chrome (navegador de internet).

O acordo é válido para um período de seis anos e nove meses e foi aprovado mais cedo nesta segunda-feira por uma corte russa. Segundo os termos acordados, o Google ainda terá de pagar um total de 439 milhões de rublos (7,85 milhões de dólares)em multas.

(Por Maria Kiselyova)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos