Apple pode reduzir royalties da fornecedora de chips Imagination

FRANKFURT (Reuters) - É provável que a Apple pague à desenvolvedora de chips Imagination apenas um terço das taxas de royalties que paga atualmente com o fim os acordos com fornecedores nos próximos dois anos, estimou a UBS nesta quarta-feira.

Analistas da UBS prevêem que a Imagination pode ter problemas financeiros até 2019 sem as receitas da Apple e que a desenvolvedora de chips britânica pode ter que considerar cortes de custos para reestabilizar o orçamento.

No início do mês, a Imagination disse que a Apple, sua maior cliente, pode parar de usar sua tecnologia em 15 a 24 meses, o que suas ações perderem dois terços do valor num só dia.

O movimento estremeceu a cadeia de fornecedores da Apple e causou nervosismo em investidores que questionam se a Apple pode confiar mais em sua tecnologia de chips interna do que na de fornecedores externos.

A Imagination está discutindo um novo acordo de licenciamento com a Apple. Nas previsões da UBS, a fabricante do iPhone reduzirá as taxas de royalties que atualmente paga da Imagiation de cerca de 0,30 para 0,10 dólar.

Companhia com maior valor de mercado do mundo, a Apple comanda um mercado de 741 bilhões de dólares.

(Por Eric Auchard)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos