Topo

Robôs e chefs querem levar o invasor peixe-leão para restaurantes

20/04/2017 20h10

LOS ANGELES (Reuters) - Como se vê, alguns dos melhores cozinheiros do mundo acreditam que o peixe-leão, um peixe venenoso e voraz predador que está se reproduzindo fora do controle e destruindo ecossistemas marinhos no Oceano Atlântico e no mar do Caribe, é delicioso.

Os chefs se reuniram nas Bermudas na quarta-feira para um concurso apelidado de "Throwdown Lionfish", onde se enfrentaram para chegar à solução mais saborosa para o invasor peixe-leão.

"O peixe-leão vai continuar se espalhando, e não vai parar, a menos que as pessoas façam algo sobre isso", disse Chris Kenny, chefe de cozinha em Necker Island, nas Ilhas Virgens Britânicas.

Nativo do Oceano Pacífico, o peixe-leão não têm predadores naturais em águas do Atlântico e as fêmeas podem desovar cerca de 2 milhões de ovos por ano.

"Em recifes onde mergulhadores esportivos vão com arpões para tentar controlar o peixe-leão, eles estão realmente fazendo um bom trabalho", disse Colin Angle, presidente-executivo da iRobot, empresa que constrói e projeta robôs.

Angle, que recentemente fundou a Robots In Service of the Environment (RSE), uma organização sem fins lucrativos criada para proteger oceanos, construiu uma máquina chamada The Guardian, projetada especialmente para caçar e capturar peixe-leão.

O dispositivo ainda está em seus estágios iniciais de desenvolvimento. Seu primeiro protótipo, que foi revelado no início desta semana, pode capturar e segurar cerca de 10 peixes antes de voltar à superfície.

Angle disse que pretende tornar os robôs acessíveis o bastante para atrair pescadores a comprar as máquinas na esperança de que eles cacem espécies invasoras em maior número.