Topo

Agência de Segurança dos EUA suspende vigilância sem mandado de mensagens digitais

28/04/2017 18h39

Por Dustin Volz

WASHINGTON (Reuters) - A Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA) suspendeu uma forma de vigilância que permitia coletar sem mandado as comunicações digitais de norte-americanos que mencionaram um alvo da inteligência estrangeira, afirmou nesta sexta-feira a agência de espionagem.

A decisão de parar a atividade uma vez secreta, que coletava mensagens enviadas ou recebidas de pessoas supostamente no exterior, é um triunfo inesperado para críticos do programa, que autoridades norte-americanas haviam defendido como dentro da lei e importante para segurança nacional.

A suspensão está entre as mudanças mais substanciais para a política de vigilância dos EUA em anos e acontece à medida que questões sobre privacidade digital continuam controversas no mundo todo após descobertas em 2013 de ampla atividade de espionagem da NSA pelo ex-agente da inteligência Edward Snowden.

"A NSA não irá mais coletar certas comunicações na internet que meramente mencionavam um alvo da inteligência estrangeira", informou a agência em comunicado. "Em vez disto, a NSA irá limitar a coleta a comunicações na internet enviadas diretamente para ou pelo alvo estrangeiro".

A NSA também informou que deletará a vasta maioria dos dados da internet coletados sob o programa de vigilância para proteger mais ainda a privacidade de comunicações pessoais dos EUA.

A decisão é um esforço para remediar questões de privacidade levantadas por regras adotadas em 2011 pelo Tribunal de Vigilância.