Topo

Turquia bloqueia acesso à enciclopédia online Wikipédia

29/04/2017 11h36

ISTAMBUL (Reuters) - A Turquia bloqueou a enciclopédia online Wikipédia, disse o órgão regulador das telecomunicações neste sábado, citando uma lei que permite proibir o acesso a sites considerados obscenos ou uma ameaça à segurança nacional.

O ação deve preocupar ainda mais os grupos de direitos humanos e os aliados ocidentais da Turquia, que afirmam que Ancara restringiu acentuadamente a liberdade de expressão e outros direitos fundamentais na repressão que se seguiu ao fracasso do golpe do ano passado.

"Depois de análise técnica e consideração jurídica ... uma medida administrativa foi tomada para este site (Wikipedia.Org)", disse o órgão de controle de telecomunicações BTK em um comunicado em seu site.

O órgão citou uma lei que lhe permite bloquear o acesso a páginas individuais ou sites inteiros para a proteção da ordem pública, da segurança nacional ou do bem-estar do público.

O regulador deve submeter tais medidas a um tribunal dentro de 24 horas. O tribunal tem então dois dias para decidir se a proibição deve ser mantida.