Topo

Golpe usa link para Google Docs para hackear conta de usuários

Da Reuters

04/05/2017 19h56

A Alphabet Inc alertou seus usuários que tomem cuidado com emails de contatos conhecidos pedindo-lhes para clicar em um link do Google Docs, após um grande número de pessoas reclamarem nas redes sociais que suas contas tinham sido hackeadas.

O Google disse na quarta-feira que tomou medidas para proteger os usuários dos ataques, desativando contas ofensivas e removendo páginas mal-intencionadas.

"Nossa equipe está trabalhando para evitar que este tipo de fraude aconteça novamente", disse a empresa em um email para a Reuters.

Usuários recebem por email pedido para clicar em um link para visualizar um documento do Google Docs e, sem saber, fornecem aos hackers acesso ao conteúdo de suas contas do Google, incluindo email, contatos e documentos online, segundo especialistas em segurança que analisaram o esquema.

"Esta é uma situação muito séria para quem está infectado porque as vítimas têm suas contas controladas por alguém mal-intencionado", disse Justin Cappos, professor de segurança cibernética da Tandon School of Engineering da Universidade de Nova York.

Cappos disse que recebeu sete desses emails maliciosos em três horas na tarde de quarta-feira, uma indicação de que os hackers estavam usando um sistema automatizado para realizar os ataques.

Ele disse que não saber o objetivo, mas ressaltou que as contas comprometidas podem ser usadas para redefinir senhas de contas de bancos on-line ou dar acesso a informações financeiras e pessoais sensíveis.

(Por Alastair Sharp e Jim Finkle)