Braskem tem lucro quase duas vezes e meia maior no 1º tri; Ebitda é recorde

Por Gabriela Mello

SÃO PAULO (Reuters) - A petroquímica Braskem teve lucro líquido consolidado de 1,905 bilhão de reais no primeiro trimestre deste ano, mais que duas vezes e meia acima do resultado positivo obtido no mesmo período de 2016, segundo balanço não auditado divulgado nesta manhã.

A empresa ainda apurou lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado recorde de 3,598 bilhões de reais entre janeiro e março, 16 por cento superior ante igual período do ano passado.

O resultado da Braskem foi ajudado, entre outros motivos, pelo maior volume de vendas em todos os segmentos, pelo desempenho melhor de suas operações no México, aumento de preços no Brasil e redução de despesas financeiras, afirmou a empresa no balanço.

A receita líquida trimestral consolidada cresceu 6 por cento ano a ano, para 12,6 bilhões de reais, dos quais 51 por cento corresponderam ao mercado brasileiro, ante 53 por cento no primeiro trimestre de 2016. A participação dos Estados Unidos e da Europa foi de 19 por cento, e a do México de 7 por cento.

O custo dos produtos vendidos atingiu 8,912 bilhões de reais, cerca de 10 por cento acima do primeiro trimestre de 2016. Já as despesas gerais e administrativas subiram 9 por cento em relação aos três primeiros meses do ano passado, para 691 milhões de reais.

O resultado financeiro ficou negativo em 644 milhões de reais, ante despesa de 1,4 bilhão entre janeiro e março de 2016.

Ao fim de março, a Braskem acumulava endividamento bruto consolidado de 10,5 bilhões de dólares, queda de 1 por cento frente igual período um ano antes. A alavancagem financeira medida pela relação dívida líquida sobre Ebitda recuou a 1,57 vez, ante 1,68 vez em dezembro e 1,71 vez em março de 2016.

Os investimentos consolidados alcançaram 283 milhões de reais entre janeiro e março, o equivalente a 16 por cento do total previsto para 2017. Somente no Brasil, a petroquímica desembolsou 237 milhões de reais.

Às 10:29, as ações da Braskem subiam 2,7 por cento, cotadas a 34,89 reais, figurando entre os destaques positivos do Ibovespa, que por sua vez recuava 0,13 por cento.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos