Topo

BlackBerry estuda ferramenta para detectar vírus em carros conectados

Alastair Sharp

17/05/2017 11h06

TORONTO, Canadá (Reuters) - A BlackBerry está trabalhando com pelo menos duas montadoras para desenvolver um serviço de segurança que poderá rastrear a presença de vírus de computador em veículos em movimento e dizer para os motoristas encostarem se o sistema determinar que eles estão em perigo, afirmou um analista financeiro.

O serviço, que também poderá instalar reparos de segurança em um carro, está sendo testado pelas montadoras de veículos de luxo Aston Martin e Range Rover, disse o analista Gus Papageorgiou, do Macquarie, em nota a clientes.

A segurança de veículos está entre várias áreas que a BlackBerry está apostando para elevar receita depois que a companhia canadense perdeu dominância no mercado de smartphones para a Apple e outras empresas ao longo da última década.

John Wall, diretor da divisão QNX da BlackBerry, e a porta-voz da companhia Sarah McKinney não comentaram o assunto.

Matthew Clarke, um porta-voz da Aston Martin, afirmou que não tem conhecimento sobre testes da companhia de tal produto. Representantes da Jaguar Land Rover, não puderam ser contatados.

O serviço poderá ser lançado no próximo ano, gerando cerca de 10 dólares por mês por veículo para a companhia, segundo Papageorgiou, que acompanha a BlackBerry há mais de 15 anos.

O interesse de montadoras em segurança digital cresceu forte desde 2015, quando dois especialistas descobriram fragilidades em veículos da Fiat Chrysler que obrigaram um recall de 1,4 milhão de automóveis nos Estados Unidos.