Topo

Facebook enfrenta multa da UE por dados enganosos sobre WhatsApp, diz fonte

17/05/2017 16h27

Por Foo Yun Chee

BRUXELAS (Reuters) - O Facebook está prestes a ser penalizado por reguladores antitruste da União Europeia por supostamente fornecer dados enganosos ligados à aquisição da WhatsApp há três anos, disse uma fonte familiarizada com o assunto nesta quarta-feira.

A iniciativa da Comissão Europeia se manifestará após uma investigação de seis meses e espera-se que seja um duro aviso para outras empresas que enfrentam problemas semelhantes.

O executivo da UE e o Facebook não quiseram comentar.

Durante o escrutínio regulatório do acordo do WhatsApp em 2014, o Facebook disse ao órgão de concorrência da UE que não tinha como saber seguramente a base de usuários das empresas.

Posteriormente, a Comissão considerou que era tecnicamente possível ter a informação naquele momento.

Os reguladores se reuniram esta semana sobre o caso e uma decisão pode vir nesta semana ou a próxima, disse a fonte.

A Comissão pode multar uma empresa em até 1 por cento do seu volume de negócios global, o que no caso do Facebook pode chegar a 276 milhões de dólares com base em sua receita de 2016.

A Comissária Europeia da Concorrência, Margrethe Vestager, afirmou em março que um pequeno grupo de empresas pode ter fornecido informações enganosas quando procurou obter a aprovação das suas fusões.

A sanção da UE será adotada após uma multa de 150 mil euros, emitida na terça-feira por um órgão francês de fiscalização de dados, pelo fato de a empresa não ter impedido que os dados dos usuários fossem acessados ​​por anunciantes.

Autoridades antitruste italianas aplicaram multa de 3 milhões de euros no WhatsApp na semana passada, porque a empresa supostamente obrigava os usuários a concordar em compartilhar dados pessoais com o Facebook.