Topo

Google desafia Apple com abertura de assistente digital para usuários do iPhone

17/05/2017 19h54

(Reuters) - O Google anunciou nesta quarta-feira que vai tornar seu assistente pessoal digital disponível para usuários do iPhone, abrindo a ferramenta para um importante segmento do mercado de tecnologia.

O anúncio colocará um pé do Google nos celulares da Apple, que tem uma participação menor no mercado de smartphones, mas cujos produtos são usados por pessoas que tendem a gastar mais com tecnologia.

Google, Apple e Amazon têm competindo para se estabelecerem como dominantes seus assistentes digitais baseados em comandos de voz. Muitos na indústria acreditam que tais sistemas vão substituir teclados e telas sensíveis a toques como forma principal pela qual os usuários interagem com a tecnologia.

Durante o anúncio feito em conferência anual de desenvolvedores do Google, o presidente da empresa, Sundar Pichai afirmou que "os seres humanos estão interagindo com a computação de forma mais natural e imersiva".

O produto do Google, Google Assistant, foi lançado no ano passado e a companhia vinha gradualmente ampliando o alcance da ferramenta para aparelhos produzidos por outros fabricantes que usam o sistema operacional Android.

O Google também anunciou nesta quarta-feira o lançamento de novos recursos para o chamado Google Home, um alto-falante equipado com sistema de comando por voz lançado no ano passado.

Os usuários também poderão em breve fazer chamadas telefônicas com o dispositivo. Também na conferência, o Google anunciou o "Google Lens", um software que tem como objetivo ajudar os usuários a entender conteúdo de imagens.

(Por Julia Love)