Topo

Pesquisadores franceses descobrem como desbloquear arquivos atingidos por WannaCry

19/05/2017 12h23

Por Eric Auchard

FRANKFURT (Reuters) - Pesquisadores franceses disseram nesta sexta-feira que descobriram uma alternativa para que técnicos salvem arquivos do Windows codificados pelo vírus WannaCry, correndo contra o tempo na medida que o ransomware ameaça começar a bloquear os computadores das vítimas infectadas há uma semana.

O WannaCry, que começou a se espalhar pelo mundo na última sexta-feira e infectou mais de 300 mil computadores em 150 países, ameaça bloquear arquivos de vítimas que não pagarem a soma de 300 a 600 dólares dentro de uma semana da invasão.

Uma equipe de pesquisadores de segurança espalhados pelo mundo disse que colaborou para desenvolver uma alternativa para desbloquear a chave de criptografia usada em arquivos atingidos pelo ataque global, que diversos pesquisadores de segurança independentes confirmaram.

Os pesquisadores advertiram que a solução só funcionará em algumas condições, especificamente se os computadores não foram reiniciados desde que foram invadidos e se as vítimas aplicaram o reparo antes do WannaCry cumprir a ameaça de bloquear seus arquivos permanentemente.

O grupo inclui Adrien Guinet, que trabalha como um especialista de segurança, Matthieu Suiche, um hacker conhecido internacionalmente, e Benjamin Delpy, que ajudou os trabalhos em seu tempo livre fora do Banque de France.

Suiche publicou em um blog (https://goo.gl/iIFDZs) detalhes técnicos resumindo o que o grupo desenvolveu. Ele vinculou os detalhes a uma ferramenta chamada de Wannakey desenvolvida por Guinet, o criador do conceito original.