Toyota faz parcerias para desenvolver tecnologia blockchain para carros autônomos

NOVA YORK (Reuters) - O Toyota Research Institute, unidade norte-americana da Toyota, disse nesta segunda-feira que se uniu com o Media lab do Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT, na sigla em inglês) e outras cinco companhias para explorar a tecnologia blockchain no desenvolvimento de carros autônomos.

O projeto permitirá que empresas e consumidores compartilhem com segurança dados sobre testes e condução, bem como o compartilhamento e uso desses carros para ajudar a definir as taxas de seguro, declarou a Toyota.

A base de dados usará blockchain, um registro público online de transações que se tornou conhecido com o software que suporta o bitcoin, a primeira moeda digital.

"Centenas de bilhões de quilometros de dados de direção humana são necessários para desenvolver veículos autônomos seguros e confiáveis", disse Chris Ballinger, diretor de serviços de mobilidade e diretor financeiro do Toyota Research Institute.

Além do MIT Media lab, os parceiros do projeto incluem a base de dados Bigchain DB em Berlim, que está construindo o banco de dados. A Oaken Innovations, que está desenvolvendo um aplicativo para compartilhamento de carros e pagamentos, e a startup israelense Commuterz que está criando um software de carona solidária.

A Toyota também está usando blockchain para reduzir preços de seguros de carros. Ao permitir que os sensores de um veículo coletem dados da condução e armazenando num blockchain, donos de carros poderiam pagar preços menores de seguros.

(Por Gertrude Chavez-Dreyfuss)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos