Topo

Programa do Google vence mestre chinês no jogo Go

23/05/2017 18h27

PEQUIM (Reuters) - Um programa de inteligência artificial do Google derrotou um grande mestre chinês no antigo jogo de tabuleiro Go nesta terça-feira, uma importante conquista para as ambições da empresa que vê em Pequim uma porta para retornar ao país.

No primeiro dos três jogos planejados, o programa AlphaGo venceu o chinês Ke Jie, número um do mundo no jogo, diante de autoridades chinesas e de Eric Schmidt, presidente-executivo da Google, pertencente à Alphabet.

A vitória - que muitos pensaram que levaria décadas para acontecer - destaca o potencial da inteligência artificial para substituir seres humanos em tarefas complexas.

O jogo cerimonial - segunda vez que o AlphaGo enfrentou um jogador mestre de Go num confronto público - representa um importante exercício de construção de pontes para o Google na China, seguindo uma ofensiva em anos recentes.

A empresa anunciou planos para levar de volta alguns de seus serviços ao país, incluindo o aplicativo de compras online Google Play.

O Google retirou sua ferramenta de busca da China há sete anos, depois que se recusou a censurar pesquisas na internet, uma exigência de Pequim.

O tabuleiro do Go foi o favorito de pesquisadores de inteligência artificial pelo grande número de resultados em comparação com outros jogos como o xadrez. Segundo o Google, existem mais possibilidades de posições em um jogo Go do que átomos no universo.

(Por Cate Cadell e Adam Jourdan)