Facebook fecha acordo com BuzzFeed, Vox e outros para desenvolver conteúdo em vídeo

NOVA YORK (Reuters) - O Facebook assinou acordos com produtores de notícias e entretenimento focados na geração millennial como a Vox Media, BuzzFeed, ATTN, Group Nine Media e outros para desenvolverem programas para o seu próximo serviço de vídeo, que contará com conteúdo de longa e curta duração com intervalos publicitários, de acordo com fontes familiarizadas com o assunto.

A rede social está planejando dois formatos de entretenimento em vídeo: programas com episódios de 20 a 30 minutos de duração, que já possuí; e um modelo mais curto com episódios de 5 a 10 minutos, que o Facebook não tem de acordo com as fontes.

O movimento da empresa para adquirir e licenciar conteúdo original é o mais recente em sua meta para atrair mais dólares em publicidade, colocando a empresa em competição direta com o YouTube Red da Alphabet, recursos de exploração do Snapchat e das redes de televisão tradicionais.

O Facebook está preparado para pagar 250 mil dólares pelos programas mais longos e com roteiros que serão de propriedade da rede social, seguindo uma estratégia de sucesso do Netflix e da Amazon, que agora possuem parte do conteúdo que vendem aos assinantes.

Para o formato mais curto, o Facebook pagará de 10 mil a 35 mil dólares para cada programa e dará aos criadores 55 por cento da receita dos anúncios, disseram as fontes.

Inicialmente os programas serão executados exclusivamente no Facebook, mas os criadores do conteúdo poderão reproduzir a programação em suas próprias plataformas após um período de tempo negociado e poderão eventualmente os vender externamente, segundo as fontes.

Os anunciantes estão interessados em aprender mais sobre o serviço do Facebook conforme eles vêem isso como uma outra maneira de se anteciparem ao número crescente de espectadores assistindo seus programas favoritos em tablets e celulares, disse Monique Lemus O'Brien, uma compradora de mídia da The Media Kitchen.

(Por Jessica Toonkel)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos