Topo

Lenovo volta ao lucro, mas escassez de bateria ameaça resultados

25/05/2017 14h08

HONG KONG (Reuters) - A Lenovo, maior fabricante de computadores pessoais do mundo, voltou ao lucro, mas o aumento de preços de componentes pode pressionar seus resultados no ano diante da escassez de baterias no mercado.

O lucro da companhia chinesa atingiu 535 milhões de dólares no ano até março e a receita caiu 4 por cento.

O resultado veio em meio ao contínuo encolhimento do mercado de PCs desde o advento dos tablets. Segundo a empresa de pesquisa de mercado Gartner, as vendas de PCs no mundo caíram pelo décimo trimestre seguido entre janeiro e março, recuando abaixo das 63 milhões de unidades pela primeira vez desde 2007.

As vendas anuais da Lenovo caíram 1 por cento ante um recuo do mercado de 3 por cento. Com isso, a participação da empresa no mercado subiu 0,4 ponto percentual, para um recorde de 21,4 por cento. A receita na unidade de PCs e dispositivos móveis, que soma 70 por cento do total do grupo, caiu 2 por cento.

O presidente-executivo da companhia, Gianfranco Lanci, afirmou que a escassez de chips de memória deve continuar neste ano, principalmente para os drives de tipo SSD, o que deve elevar os custos.

"Estamos começando a ver escassez em baterias também", disse Lanci. "Isso ocorre principalmente porque os carros estão consumindo muito mais baterias que antes", afirmou o executivo.

Lanci afirmou que vai leva um ano para que os fornecedores de baterias alcancem a demanda e os preços se normalizem. Neste ano os preços subiram um dígito até agora.