Criador do sistema operacional Android revela novo smartphone

SAN FRANCISCO (Reuters) - O co-criador do sistema operacional para dispositivos móveis Android, Andy Rubin, anunciou um novo um smartphone de alto nível e um dispositivo de assistência doméstica por sua nova companhia Essential Products.

Com sede em Palo Alto, no Vale do Silício, a companhia disse que o novo Essential Phone tem uma tela que abrange todo o aparelho, corpo de titânio e cerâmica e duas câmeras, além de rodar o sistema Android.

O preço nos Estados Unidos é de 699 dólares, concorrendo na faixa do iPhone, da Apple, e do Galaxy S8, da Samsung.

A Essential também lançou um dispositivo de assistência doméstica chamado Home, que concorrerá com o Echo, da Amazon e o Google Home, da Alphabet, os quais rodam os sistemas de reconhecimento de voz Alexa e Google Assistant, respectivamente.

A Essential confirmou que o Home permitirá que o usuário escolha entre o Alexa, o Google Assistant e o Siri (da Apple). Ainda não estava claro como o Siri seria disponibilizado nesse aparelho -- Amazon e Google liberaram o software mesmo para dispositivos que não produzem, mas a Apple não o fez.

Rubin, presidente-executivo da Essential, é o co-fundador do Android, vendendo-o para o Google em 2005. Ele coordenava os esforços de dispositivos móveis para o Google até 2013, antes de um breve período na divisão de robótica da empresa. Ele deixou o Google em 2014 para se concentrar na criação de companhias de hardware.

Investidores na Essential incluem a companhia chinesa de tecnologia Tencent Holdings, a Foxconn, a Redpoint Ventures e a Altimeter Capital.

A companhia disse que anunciará a data de venda dos aparelhos nas próximas semanas.

(Por Stephen Nellis)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos