Topo

Instagram vai adicionar "etiquetas" para identificar divulgações pagas de produtos

14/06/2017 11h55

Por David Ingram

SAN FRANCISCO (Reuters) - O aplicativo de compartilhamento de fotos Instagram planeja lançar um recurso nesta quarta-feira que tornará mais fácil classificar postagens como promoções pagas, dando um passo que disse ser em direção à transparência em uma área que tem chamado a atenção de autoridades dos Estados Unidos.

O endosso de produtos tornou-se mais comum no Instagram, de propriedade do Facebook, à medida que celebridades e outras pessoas com muitos seguidores na rede social fecham acordos para falar bem de roupas, alimentos e outros itens.

As pessoas que promovem produtos, conhecidas dentro da indústria como "influenciadores", são obrigadas nas regras da publicidade verdadeira a informar os fãs sobre sua compensação, de acordo com a Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC). Não está claro quantos o fazem.

O Instagram disse em nota que começará a permitir que as pessoas que publicam uma imagem adicionem um rótulo "parceria paga com", que apareceria acima da foto. Os usuários já podem adicionar essas divulgações abaixo de uma imagem.

"À medida que mais e mais parcerias se formam no Instagram, é importante garantir que a comunidade seja capaz de reconhecer facilmente quando alguém que segue é pago para publicar conteúdo", afirmou a empresa.

A "etiqueta" seria voluntária, disse o Instagram. A empresa acrescentou, no entanto, que espera que a mesma seja usada porque alguns usuários a solicitaram.

O Instagram disse que desenvolveria uma política sobre endossos pagos com base em parte no feedback que recebe sobre o rótulo. A política incluiria algum tipo de execução, mas os detalhes ainda precisam ser determinados, disse a empresa.

A FTC, principal responsável pelas regras de publicidade nos Estados Unidos, enviou cartas para mais de 35 estrelas e mais de 40 empresas informando que precisam revelar a compensação pela promoção de produtos nas mídias sociais.