Facebook lança iniciativa no Reino Unido para combater o material extremista online

(Reuters) - O Facebook Inc está lançando um programa no Reino Unido para treinar e financiar organizações locais para combater material extremista online, no momento em que as empresas de internet tentam reprimir o discurso de ódio e conteúdo violento em seus serviços.

O Facebook, que esboçou seus novos esforços para remover conteúdo extremista e terrorista da plataforma da rede social na semana passada, lançará a Online Civil Courage Initiative no Reino Unido na sexta-feira, informou a empresa em comunicado.

Na nova iniciativa, organizações não-governamentais serão treinadas para ajudar o Facebook a monitorar e responder a conteúdo extremista, além de criar uma mesa de apoio para que elas possam se comunicar diretamente com o Facebook, disse a empresa.

"Não há lugar para o ódio ou violência no Facebook", disse Sheryl Sandberg, diretora de operações do Facebook. "Utilizamos tecnologia como Inteligência Artificial para encontrar e remover a propaganda terrorista, e temos equipes de especialistas em contraterrorismo e revisores de todo o mundo trabalhando para manter o conteúdo extremista fora da nossa plataforma."

Após os ataques nos últimos meses em Londres e Manchester, o governo britânico intensificou os ataques às empresas de internet do Vale do Silício por não agirem com rapidez suficiente para retirar propaganda extremista online e por promover "lugares seguros" onde os extremistas podem se reproduzir.

(Por Subrat Patnaik em Bengaluru)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos