Ericsson deixa de buscar novos clientes em telecomunicações
LONDRES/ESTOCOLMO (Reuters) - A Ericsson abandonou a meta de conquistar mais clientes de telecomunicações para focar nas vendas de redes para companhias de celulares, num movimento para reduzir custos e parar uma dramática queda nos preços de suas ações.
Os clientes da empresa sueca em seus principais negócios incluem a Vodafone e a Verizon, mas os lucros caíram devido à concorrência da Nokia e da chinesa Huawei e com as companhias de telecomunicações cortando custos. As ações da empresa caíram 30 por cento em dois anos.
A Ericsson disse em 2014 que se diversificaria para que, até 2020, até 25 por cento de sua receita viesse de indústrias fora de telecomunicações, como mídia, serviços públicos e transporte, dos cerca de 10 por cento em 2013.
Mas o plano não funcionou e a companhia abandonará a meta quando o novo presidente-executivo Borje Ekholm reposicionar o foco do negócio principal da empresa para redes de celulares.
A mudança vem num momento desafiador para a Ekholm, que após apenas cinco meses no cargo, está sendo pressionado pelo investidor Vevian Capital, que tem uma participação de 1 bilhão de dólares na empresa, para fazer alterações rápidas.
(Por Sophie Sassard e Olof Swahnberg)
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