Alibaba lança assistente de voz de baixo custo em incursão em inteligência artificial

PEQUIM (Reuters) - O grupo chinês Alibaba lançou na quarta-feira um assistente de voz de preço reduzido, semelhante ao "Echo" da Amazon.com, em sua primeira incursão em dispositivos domésticos inteligentes.

O "Tmall Genie", mesmo nome da plataforma de comércio eletrônico Tmall da empresa, custa 499 iuanes (73,42 dólares), preço muito mais baixo do que o de produtos similares da Amazon e do Google, que custam entre 120 e 180 dólares.

Esses dispositivos são ativados por comandos de voz para executar tarefas como verificar agenda, buscar previsão do tempo, mudar música ou controlar aparelhos domésticos inteligentes, usando conectividade de Internet e inteligência artificial.

As principais empresas tecnológicas da China têm ambições de se tornarem líderes mundiais em inteligência artificial, já que as companhias, incluindo a Alibaba e a Amazon, estão competindo cada vez mais pelos mesmos mercados.

Baidu, o principal mecanismo de busca da China, que investiu em um laboratório de inteligência artificial com o governo chinês, lançou recentemente um dispositivo baseado em seu próprio sistema "Duer OS".

O Tmall Genie está atualmente programado para usar o mandarim como idioma e só estará disponível na China. O aparelho é ativado quando um usuário reconhecido diz "Tmall Genie" em chinês.

(Por Cate Cadell)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos