Topo

WeChat Pay pede licença para operar serviço de pagamentos na Malásia

11/07/2017 17h27

HONG KONG (Reuters) - A Tencent Holdings solicitou uma licença na Malásia para oferecer localmente serviços de pagamentos por meio do WeChat Pay, no que seria a primeira licença da plataforma para além da China e Hong Kong, disse à Reuters a diretora de operações globais do WeChat.

Se o pedido for aprovado, usuários na Malásia poderão vincular suas contas bancárias locais ao WeChat Pay e pagar por bens e serviços em ringgit, a moeda malaia.

"A Malásia tem uma grande comunidade chinesa", disse Grace Yin durante uma conferência de tecnologia de Hong Kong, explicando a escolha.

O WeChat Pay e o Alipay, do Alibaba Group Holding, estão transformando a China em um país sem dinheiro em espécie, ao permitir pagamentos e transferência de recursos de maneira simples.

Além disso, as duas empresas estão se expandindo para o exterior para acompanhar o turismo internacional, fazendo com que mais empresas aceitem seus serviços, o que permite que os usuários façam pagamentos usando contas bancárias na China sem as complicações de operações de câmbio.

Tencent é a maior empresa de jogos e de mídia social da China por receita. O grupo diz que tem mais de 600 milhões de usuários ativos mensais da QQ Wallet e do WeChat Pay, este último incorporado ao WeChat, o aplicativo de redes sociais mais popular da China com 938 milhões de usuários ativos.

O Alipay diz que tem mais de 450 milhões de usuários ativos.

O WeChat Pay e o Alipay dominam o mercado bancário móvel da China, que totalizou 18,8 trilhões de iuanes (2,76 trilhões de dólares) em transações no primeiro trimestre de 2017, segundo a consultoria Analysys.

(Por Sijia Jiang)