Intel lança nova linha de chips em disputa por mercado de processamento de dados

NOVA YORK (Reuters) - A Intel anunciou uma nova linha de microprocessadores para centrais de dados, acirrando uma disputa com a Advanced Micro Devices e outras fabricantes de chips no lucrativo mercado de fornecedores de tecnologia para computação em nuvem.

Os novos chips Xeon Scalable Processor fornecem maior suporte para a próxima geração de aplicações de computação, como inteligência artificial e carros autônomos, disse em entrevista à Reuters Naveen Rao, vice-presidente da Intel para produtos de inteligência artificial, na terça-feira.

Os chips estão em empresas como Google, da Alphabet, Microsoft, Amazon.com e outras que operam centros de dados com milhares de computadores, tanto para abastecer seus serviços quanto para fornecer potência computacional para clientes que não querem manter seus próprios sistemas.

Martin Reynolds, analista da Gartner, disse que o novo processador da Intel é uma evolução de sua geração anterior com melhor eficiência energética, melhorias na carga de trabalho de inteligência artificial e armazenamento mais avançado.

Mas a Intel enfrentará a dura concorrência com sua rival AMD, que recentemente lançou seu próprio processador de centros de dados de próxima geração.

As grandes companhias de internet também estão fazendo mais com seus próprios designs de hardwares e experimentando chips com base em tecnologia da ARM Holdings e outras, em parte como uma forma de pressionar a Intel e manter os preços em linha.

(Por Sophia Kunthara)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos